Política
|
18 de setembro de 2021
|
16:54

Pesquisa mostra que 76% apoiam impeachment se Bolsonaro descumprir a Justiça

Por
Sul 21
[email protected]
Bolsonaro falando para apoiadores na Avenida Paulista. (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Bolsonaro falando para apoiadores na Avenida Paulista. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) descumprir ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e assim cometer crime de responsabilidade, ele deve sofrer impeachment. Essa é a opinião de 76% dos brasileiros consultados em pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sábado (18).

Bolsonaro ameaçou não cumprir mais ordens do ministro do STF durante as manifestações com caráter golpista realizadas no dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil.

“Nós devemos sim, porque eu falo em nome de vocês, determinar que todos os presos políticos sejam postos em liberdade. Dizer a vocês, que qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou”, bradou Bolsonaro no ato realizado em São Paulo.

Enquanto 76% dos pesquisados disseram concordar com o impeachment nessas circunstâncias, 21% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro não deve ser punido e 3% não souberam opinar.

A pesquisa foi feita com 3.667 eleitores de 13 a 15 de setembro, em 190 cidades do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

O estudo revela que entre os jovens de 16 a 24 anos o apoio ao impeachment de Bolsonaro chega a 86%. Entre os mais pobres o percentual também é alto, alcançando  82%.

Por outro lado, os mais ricos são mais tolerantes com as ameaças golpistas do presidente, com 32% contrários ao processo de impeachment. Entre os empresários,  39% também não aprovam a medida.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora