Política
|
11 de setembro de 2021
|
17:23

Chico Buarque processa governador do RS por uso indevido de imagem

Música foi composta em 1967 para a peça de teatro homônima, impedida pela ditadura de se apresentar em Porto Alegre em outubro daquele ano.  Foto: Bob Wolfenson/Divulgação
Música foi composta em 1967 para a peça de teatro homônima, impedida pela ditadura de se apresentar em Porto Alegre em outubro daquele ano. Foto: Bob Wolfenson/Divulgação

Da Revista Fórum

O cantor e compositor Chico Buarque entrou na Justiça contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). De acordo com a defesa do artista, o político usou, sem autorização, o nome e imagens de Buarque em vídeo que está sendo divulgado nas redes do governador.

A defesa de Chico Buarque, que é representada pelo advogado João Tancredo, pede a retirada imediata do material da internet e o valor de 40 salários mínimos com indenização.

O advogado de Chico Buarque argumenta que o governador Eduardo Leite fez uso político da obra e do nome do compositor.

“As pessoas usam a sua imagem ou fazem ofensas em decorrência disso e acham que vai ficar tudo bem. E não pode ser assim. Isso tem consequências. Você quer usar uma marca de alguém sem autorização, vai ter consequência. O Chico Buarque é avesso a processo, e ele tem toda razão. O processo é uma coisa ruim, mas tem hora que não tem outra saída. Como a gente defende com unhas e dentes o estado democrático de direito, o caminho é o Judiciário”, declaro Tancredo ao G1.

O vídeo que gerou o processo é uma publicação de Eduardo Leite sobre o 7 de setembro, onde afirma que o Brasil precisa caminhar para o centro e colocar um fim na polarização.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora