Política
|
23 de setembro de 2010
|
23:00

Novas pesquisas apontam vitórias de Dilma e Tarso no primeiro turno

Por
Sul 21
[email protected]

Felipe Prestes e Igor Natusch

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (23) nova pesquisa para as eleições ao governo do Rio Grande do Sul. De acordo com o estudo, o candidato Tarso Genro (PT) mantém a tendência de se eleger no primeiro turno. O instituto também mediu as intenções de voto para o Senado. Ana Amélia Lemos (PP) e Paulo Paim (PT) estariam preenchendo as duas vagas. Também nesta quinta-feira, o Vox Populi divulgou pesquisa nacional para a presidência da República. No levantamento, Dilma Rousseff mantém diferença de 27 pontos percentuais para José Serra (PSDB) e seria eleita no primeiro turno.

Tarso e Yeda sobem, Fogaça desce

O Datafolha apontou crescimento das intenções de voto para Tarso Genro de dois pontos percentuais, de 44 para 46% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) caiu um ponto, de 24 para 23%. A candidata à reeleição Yeda Crusius (PSDB) subiu quatro pontos, passando de 11 para 15%.

A tucana foi a única dos três principais candidatos a oscilar acima da margem de erro, de três pontos percentuais. Já Tarso Genro soma 54% dos votos válidos, o que lhe garantiria a vitória no primeiro turno. O Datafolha também projetou um segundo turno entre o petista e José Fogaça. Neste cenário, Tarso aparece com 55% das intenções de voto, contra 33% do peemedebista.

Germano Rigotto fica para trás

O levantamento também mediu as intenções de voto dos gaúchos para o Senado. De acordo com o cenário divulgado nesta quinta-feira, o ex-governador Germano Rigotto (PMDB) não conseguiria uma das duas vagas para senador, que seriam preenchidas por Ana Amélia Lemos (PP), que lidera as intenções de voto, e Paulo Paim (PT).

No estudo anterior do Datafolha, realizado na semana passada, Rigotto e Paim apareciam empatados, com 41%. Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira, contudo, Rigotto caiu três pontos, indo para 38%, ao passo que Paulo Paim subiu três pontos, passando para 44%. Ana Amélia Lemos manteve a liderança e subiu dos pontos, de 47 para 49%.

O número de indecisos continua alto – 43% dos eleitores não definiram pelo menos um candidato.

Presidência

Nessa quinta-feira (23) foi publicada também a mais nova pesquisa Vox Populi/Band/iG para a Presidência da República. Na nova consulta, Dilma Rousseff (PT) mantém a distância de 27 pontos para José Serra (PSDB), constatada no levantamento anterior do instituto. A candidata petista tem 51% das intenções de voto, contra 24% de Serra – ambos mantiveram os mesmos índices da pesquisa anterior. Apenas Marina Silva (PV) avançou: tinha 8% e agora soma 10% das intenções de voto.

Os demais candidatos, somados, chegam a 1%. Brancos e nulos somam 5%, e 9% dos entrevistados ainda não decidiu em quem votar. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Na consulta espontânea, quando os nomes dos candidatos não são mostrados, Dilma tem 44%, contra 21% de Serra e 9% de Marina Silva. Curiosamente, o atual presidente Lula ainda é citado nessa modalidade por 1% dos entrevistados.


Leia também