![Belém Novo, Arado. Foto: Luiza Castro/Sul21](https://sul21.com.br/wp-content/uploads/2021/07/16062021-IMG_1181-450x300.jpg)
O relatório de balneabilidade divulgado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) nesta sexta-feira (7) indica a redução do número de pontos adequados para o banho no Guaíba. Conforme o levantamento, realizado entre 8 de janeiro e 5 de fevereiro, apenas a Praia do Leblon, no bairro Belém Novo, é recomendada.
O resultado é atribuído à mudança das características do rio, que tradicionalmente ocorre no verão. Além da redução do nível, influenciada pelo baixo volume de chuva, a água está mais transparente. Isso possibilita a penetração de mais raios solares e, consequentemente, alterações no pH – que é um dos parâmetros de balneabilidade.
O relatório segue parâmetros definidos pela resolução nº 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Ele é base somente para o banho, não para o consumo. O Dmae realiza outras 2,4 mil análises diárias para este fim e, por meio delas, garante a potabilidade da água tratada que é fornecida à população.
O Conama determina que, para ser considerado próprio para banho, o ponto analisado tenha, nas últimas cinco amostras, apresentado concentração inferior a 800NMP/100mL de Escherichia coli. Também é fundamental que, na última amostra, o valor não tenha ultrapassado a marca de 2000 NMP/100 mL. Já o valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.
Pontos de coleta – Belém Novo
Posto 1 – Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus;
Posto 2 – Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só;
Posto 3 – Praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça.
Pontos de coleta – Lami
Posto 1 – Acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas;
Posto 2 – Acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas;
Posto 3 – Avenida Beira Rio, em frente ao número 510.