Meio Ambiente
|
13 de junho de 2022
|
09:36

Esposa de jornalista diz que corpos de Bruno e Dom foram encontrados. PF não confirma informação

Por
Sul 21
[email protected]
Dom Phillips e Bruno Pereira em arte que ganhou o mundo (Reprodução)
Dom Phillips e Bruno Pereira em arte que ganhou o mundo (Reprodução)

A esposa do jornalista Dom Phillips, Alessandra Sampaio, informou ao jornalista André Trigueiro, da Rede Globo, que os corpos do marido e do indigenista Bruno Pereira foram encontrados. André Trigueiro fez o comunicado no início da manhã desta segunda-feira (13) na sua conta no Twitter. Os dois estavam desaparecidos há mais de uma semana na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas.

Alessandra também informou a André Trigueiro que recebeu uma ligação da Polícia Federal informando que os corpos precisam ser periciados. “A Embaixada Britânica já havia comunicado aos irmãos de Dom Phillips que eram os corpos do jornalista e do indigenista. Agora todos aguardam a perícia”, assinalou Trigueiro.

Na noite de domingo, a Polícia Federal confirmou que foram encontrados objetos pessoais de Bruno Pereira e de Dom Phillips. O material foi encontrado por bombeiros e estava submerso numa área às margens do rio Itaquaí, por onde os dois navegavam no dia de seu desaparecimento. Segundo a PF, foram encontrados um cartão de saúde de Bruno Pereira, um chinelo, uma calça e um par de botas, também pertencentes ao indigenista. Além disso, também foram achadas botas, roupas pessoais e uma mochila de Dom Phillips.

O material foi encontrado graças à uma indicação de indígenas que auxiliam nas buscas e haviam informado que a vegetação no local tinha sinais de que um objeto de grandes proporções tinha sido puxado para dentro da mata. Bruno Pereira e Dom Phillips faziam o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, quando desapareceram. O desaparecimento foi comunicado pela União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e pelo Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI), após 24 horas sem notícias dos dois.

Contudo, a PF emitiu uma nota nesta segunda informando que não procedem as informações de que os corpos teriam sido encontrados. O Comitê de Crise da instituição confirma apenas que, além dos pertences, materiais biológicos foram encontrados, mas ainda precisam ser periciados.

“O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips. Conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos. Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados”, diz a nota da PF.

Também nesta manhã, a Univaja fez uma postagem em sua conta no Instagram em que diz que “não é verdadeira a informação de que os corpos foram encontrados na área de busca”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora