Internacional
|
7 de julho de 2022
|
09:47

Boris Johnson anuncia que deixará cargo de primeiro-ministro britânico

Por
Sul 21
[email protected]
Boris Johnson. Foto: Annika Haas/Wikimedia/CC
Boris Johnson. Foto: Annika Haas/Wikimedia/CC

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou, na manhã desta quinta-feira (7), que renunciará ao cargo, após forte pressão de ministros e parlamentares do Partido Conservador. Falando em frente à residência oficial do governo britânico, Johnson afirmou: “O processo de escolha do novo líder deve começar agora. E hoje eu nomeei um gabinete até que um novo líder ocupe o cargo”. Ele permanecerá no cargo até que um novo nome seja escolhido.

Boris Johnson disse ainda que “ninguém é indispensável”, mas que pretende permanecer no cargo de premiê enquanto seu partido elege um sucessor, processo que pode levar alguns meses. “É claramente a vontade do Partido Conservador no Parlamento que haja um novo líder para o partido e, portanto, um novo primeiro-ministro”, acrescentou.

Em protesto pelos seguidos escândalos envolvendo Boris Johnson, mais de 50 membros do alto escalão do governo entregaram seus postos nos últimos três dias, pedindo a renúncia do primeiro-ministro. Em junho, Johnson enfrentou uma moção de desconfiança em que quase metade dos parlamentares de seu partido votaram contra ele, após fotos mostrarem o primeiro-ministro em festas durante o período de isolamento social na pandemia.

Somente nesta quinta-feira (7), oito ministros renunciaram. Johnson vinha se negando a deixar o cargo, apesar dos protestos de colegas do próprio Partido Conservador. Johnson chegou ao poder em 2019, com a promessa de concluir o processo do Brexit, que marcou a saída do Reino Unido da União Europeia.

Com informações de agências internacionais


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora