O Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Belém Novo, que abastece bairros da zona sul, está com o funcionamento prejudicado pela oscilação da rede de energia elétrica que ocorre desde a manhã desta quinta-feira (6). De acordo com a Prefeitura, a CEEE Equatorial foi acionada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) às 8h. A falta de luz e água atinge a população em meio a uma intensa onda de calor no Rio Grande do Sul.
O desligamento da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) e da Estação de Tratamento de Água (ETA) pelo Dmae, decorrente do problema, tem como objetivo a preservação dos equipamentos e pode causar falta d’água ou baixa pressão em 15 bairros.
Moradora do bairro Belém Novo, Michele Rihan afirma que ela e os vizinhos têm enfrentado várias quedas de luz desde cedo. “Tudo indica que a Equatorial não dá conta de fornecer energia suficiente para o bairro nesses dias extremamente quentes. Quando não é cortado o fornecimento, se percebe que os eletrodomésticos não recebem energia plena”, relata.
Procurada pelo Sul21, a CEEE Equatorial não retornou até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.
O Dmae colocou caminhões-pipa à disposição da população e informa que solicitações devem ser encaminhadas junto às subprefeituras, sendo priorizados atendimentos a serviços essenciais. Quando normalizado o fornecimento de energia, o reabastecimento da área será gradual, demorando mais nas partes altas e distantes. Além disso, após paradas mais longas, a água pode voltar com coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação. O cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar na opção 2 do Sistema 156.
Os bairros abastecidos pelo Sistema Belém Novo são Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema (parte), Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano.