Geral
|
7 de fevereiro de 2025
|
11:22

Bruna Rodrigues acompanha ações de combate ao racismo no Gauchão

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Bruna Rodrigues (de amarelo) participou de ação da FGF em Ijuí na última quarta-feira (5) | Foto: Divulgação/FGF
Bruna Rodrigues (de amarelo) participou de ação da FGF em Ijuí na última quarta-feira (5) | Foto: Divulgação/FGF

O jogador Douglas, atacante do São José de Porto Alegre, denunciou no último dia 25 de janeiro que foi vítima de injúria racial durante o confronto com o São Luiz, de Ijuí, válido pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho de futebol. Diante o episódio, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) passou a reforçar ações de combate ao racismo no estádio, por meio do programa “Protocolo Zero: Fim de jogo para o Racismo”, que passou a ser acompanhado pela deputada estadual Bruna Rodrigues.

Segundo Douglas, o episódio de racismo ocorreu durante o primeiro tempo da partida, quando ele foi chamado de “macaco” por parte da torcida local. A situação foi relatada ao árbitro da partida, Érico Andrade de Carvalho, que paralisou o jogo, mas o agressor não foi identificado.

Para articular alternativas na luta antirracista dentro dos estádios, a deputada se reuniu no último sábado (31), em Porto Alegre, com o presidente do Esporte Clube São Luiz, de Ijuí, Vilson Hepp. “Esse movimento é importante para que possamos iniciar uma ação de letramento racial, de reeducação nos estádios com as torcidas. Até porque hoje em dia é crime. E os nossos atletas sentem o impacto do racismo. É necessário elucidar e fazer essa caminhada de que vários cânticos ou xingamentos não são mais permitidos”, disse a parlamentar.

Já nesta quarta (5), Bruna acompanhou a partida entre São Luiz de Ijuí e Pelotas, realizada em Ijuí, que recebeu a ação da campanha “Protocolo Zero: Fim de jogo para o Racismo”, realizada pela FGF com apoio da entidade Odabá – Associação de Afroempreendedorismo.

Ao lado do presidente da FGF, Luciano Hocsman, do presidente do São Luiz e de outros participantes do projeto, a deputada conversou com os torcedores para “construção de uma consciência antirracista dentro dos estádios também”. Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos sobre o combate ao racismo.

As próximas ações Protocolo Zero vão ocorrer na sexta rodada do Gauchão, neste final de semana. Confira os próximos jogos em que ocorrerão as ações:

08/02 – 16h30min – Centenário – Caxias x São Luiz

09/02 – 19h – Alfredo Jaconi – Juventude x São José

11/02 – 21h30min – Arena do Grêmio – Grêmio x Pelotas

12/02 – 19h30min – Eucaliptos – Avenida x Juventude

15/02 – 16h30min – Beira-Rio – Inter x Monsoon


Leia também