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19 de junho de 2024
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19:22

Moradores de São Leopoldo relatam dificuldades para acessar benefícios após enchente

Por
Luís Gomes
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São Leopoldo foi uma das cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre mais atingidas pelas enchentes de maio | Foto: Thales Ferreira/PMSL
São Leopoldo foi uma das cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre mais atingidas pelas enchentes de maio | Foto: Thales Ferreira/PMSL

A Prefeitura de São Leopoldo fez uma postagem nesta terça-feira (18) nas redes sociais com orientações para os moradores da cidade atingidos pelas enchentes de maio que ainda aguardam o recebimento de benefícios do governo federal, Auxílio Reconstrução, e do governo estadual, Volta por Cima. Contudo, nos comentários da publicação de uma das redes, dezenas de moradores reclamaram das dificuldades de acessar os canais do município. À reportagem do Sul21, a Prefeitura informou nesta quarta-feira (19) que está ampliando o serviço de atendimento e que os moradores terão nova oportunidade de atualizar seus cadastros a partir de quinta-feira (20).

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Relato recebido pelo Sul21 de uma fonte que atua junto a pessoas atingidas pela enchente aponta que muitos estão encontrando dificuldades de obterem informações sobre os motivos pelos quais tiveram seus cadastros negados e sobre como devem proceder. Ela ainda pondera que a cidade tem uma grande parcela de pessoas em situação de vulnerabilidade, que encontram dificuldades para acessar canais digitais.

O Auxílio Reconstrução é um benefício de R$ 5,1 mil pago em parcela única, destinado a quem comprovadamente reside em regiões atingidas pela enchente do início do mês de maio. Já Volta por Cima destina R$ 2,5 mil para famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único, atingidas pela enchente.

Na terça-feira, a Prefeitura de São Leopoldo informou que dúvidas sobre os benefícios poderiam ser atendidas pelo número de WhatsApp (51) 99284-2851, o chamado ZAP Assistência Social. Já para atualização de informações no CadÚnico, uma das etapas necessárias para quem ainda não recebeu os benefícios, o contato deveria ser feito por ligação para os números (51) 2200-0550 e (51) 2200-0551, da Central de Atendimento do CadÚnico, canal criado na última segunda-feira (17). Nos comentários da postagem, moradores alegam que não conseguem contato ou retorno por esses canais. Confira alguns deles abaixo.

 

Comentários em resposta à postagem da Prefeitura de São Leopoldo | Foto: Reprodução

Diante dos questionamentos a respeito das dificuldades encontradas pelos moradores, a Prefeitura de São Leopoldo informou que está ampliando o canal de atendimento especial criado na última segunda para as famílias que tiveram o cadastro reprovado no Auxílio Reconstrução e que, a partir desta quinta-feira (20), a população poderá corrigir informações e dados no cadastro para ter acesso ao benefício.

De acordo com a Prefeitura, a maior demanda no momento diz respeito a problemas relativos à atualização do CadÚnico, uma vez que foi identificado junto ao governo federal que 2.573 famílias de São Leopoldo tiveram o cadastro de solicitação do Auxílio Reconstrução reprovado por motivos que incluem erros dos declarantes no preenchimento do nome, data de nascimento, CPF e estado civil.

Exclusivamente para estes casos, a Prefeitura de São Leopoldo estruturou um atendimento presencial, a partir das 9h desta quinta, no Centro Administrativo da cidade, localizado na Av. Dom João Becker, 754. Segundo a Prefeitura, cerca de 20 servidores farão o atendimento e a atualização dos cadastros e reenviarão ao sistema federal para que as famílias tenham uma nova oportunidade de análise do seu cadastro. O atendimento presencial será feito no Centro Administrativo, no horário das 9h às 17h, inclusive no final de semana.

Em visita recente da reportagem do Sul21 ao município de Eldorado do Sul, diversas pessoas também relataram dificuldades de acessar tanto o benefício Auxílio Reconstrução, como o Volta por Cima. Nesta quarta-feira, a Prefeitura local informou que atualmente está fazendo uma comparação dos dados do cadastro online, realizado diretamente pelos moradores da cidade, com o cadastro do georreferenciamento da Secretaria de Planejamento. Concluído esse trabalho, a estimativa é que mais 6 mil cadastros sejam feitos na plataforma do Auxílio Reconstrução.

De acordo com a Prefeitura, diversos problemas de cadastro foram detectados, como duplicidade de moradores de uma mesma residência, uma vez que o Auxílio Reconstrução é voltado para as famílias, sendo autorizado o pagamento para apenas uma pessoa por grupo familiar. A Prefeitura diz ainda que os demais cadastros de moradores de Eldorado que não apresentaram problemas, que somariam mais de 10 mil, já resultaram no pagamento do benefício.

A partir da próxima semana, o sistema de cadastramento online será encerrado para novos cadastramentos, permitindo apenas a correção de dados para os moradores da cidade que estejam contemplados pelo programa e que tenham sido reprovados na análise dos dados.

A reportagem também ouviu relatos de dificuldades no recebimento dos benefícios por moradores de Canoas. A Prefeitura da cidade diz que mais de 90% dos moradores da cidade que têm direito ao Auxílio Reconstrução foram contemplados já no primeiro lote. Informou ainda que foi criada uma central no município para tratar da questão do auxílio. A reportagem ainda aguarda informações complementares a respeito da situação em Canoas.


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