Geral
|
13 de junho de 2024
|
18:14

Com toneladas de lixo acumuladas nas ruas, Melo pede que pessoas não façam novos descartes

Por
Luís Gomes
[email protected]
Bairros como o Sarandi ainda sofrem com o acúmulo de resíduos da enchente | Foto: Isabelle Rieger/Sul21
Bairros como o Sarandi ainda sofrem com o acúmulo de resíduos da enchente | Foto: Isabelle Rieger/Sul21

Diante da previsão de novas chuvas atingirem o Rio Grande do Sul a partir deste final semana, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou nesta quinta-feira (13) que serão realizados uma ação especial de limpeza da cidade e serviços no sistema de drenagem para evitar alagamentos. Melo também fez um apelo para que a população não faça o descarte de resíduos nas ruas no intervalo de sexta-feira (14) até domingo (16), uma vez que isso poderia contribuir para impedir o fluxo do sistema de drenagem da cidade.

Leia mais:
Justiça determina que Prefeitura apresente em até 10 dias um plano de prevenção contra enchentes
Enchentes: Voluntários escasseiam e Prefeitura firma contratos de R$ 16 milhões para suprir demanda

‘Não tinha mais força para limpar, queria deixar tudo e ir embora’: O recomeço em Eldorado
Valdete Severo: ‘Existe um uso oportunista das calamidades para flexibilizar direitos trabalhistas’
Educação pública: ‘O abismo que se aprofundou na pandemia, as enchentes vão ampliar’
Tragédia histórica expõe o quanto governo Leite ignora alertas e atropela política ambiental

O pedido ocorre em um momento em que grandes pilhas de entulhos, resíduos das enchentes, ainda se acumulam em diversas partes da cidade, especialmente nos bairros Humaitá e Sarandi, mesmo após a água das enchentes nas regiões já ter baixado há algumas semanas.

A Prefeitura informou que, entre quinta e domingo, um efetivo de 600 garis será concentrado nos bairros mais suscetíveis ao acúmulo de água — Sarandi, Farrapos, Humaitá, Ilhas, Navegantes e Anchieta –, com prioridade de atendimento na limpeza pós enchente. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também destinará 200 equipamentos, entre caminhões e retroescavadeiras, para limpeza dos bairros.

Melo disse ainda que equipes do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) irão atuar em mutirão emergencial para limpar as redes de drenagem, com apoio de retroescavadeiras, hidrojatos e caminhões supersugadores.

 

Entulhos ainda se acumulam diante de casas em Eldorado do Sul | Foto: Isabelle Rieger/Sul21

A previsão meteorológica projeta até sete dias seguidos de chuvas, com diferentes intensidades nas regiões do estado. Segundo a MetSul, o novo episódio será de chuva volumosa, com potencial de criar transtornos e alagamentos. A estimativa é de altos acumulados de chuva, com volumes que podem levar a cheias de rios, entretanto, sem a mesma gravidade das ocorridas em maio e que arrasaram o RS.

A situação das chuvas também preocupa outras cidades da Região Metropolitana, como Eldorado do Sul e Canoas, em que grandes acúmulos de entulhos permanecem espalhados pelas ruas, como o Sul21 pode constatar nesta semana. Também nesta quinta, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), pediu cautela à população por causa das chuvas intensas previstas para o fim de semana, destacando que a previsão é de 50 a 70 milímetros, volume que pode causar alagamentos.

“Não fiquem, e levantem seus móveis, retirem seus móveis, que o pior que nós temos hoje é as pessoas perderem de novo o que elas compraram. Às demais pessoas que não estão em áreas [de alagamento] nosso pedido é que se puder evitar estar nessa área, é que evitem. Domingo é um dia que precisamos evitar ao máximo a circulação, disse Jairo.

 

Preocupação é de que lixo acumulado possa contribuir com novas inundações. Na imagem, bairro Mathias Velho, em Canoas | Foto: Isabelle Rieger/Sul21

Leia também