Geral
|
16 de junho de 2024
|
12:30

Com retorno da chuva, IPH diz que Guaíba pode ficar acima da cota de alerta

Por
Sul 21
[email protected]
Porto Alegre inundada pelas agua do Guaíba. Foto: Isabelle Rieger/Sul21
Porto Alegre inundada pelas agua do Guaíba. Foto: Isabelle Rieger/Sul21

Em boletim divulgado neste domingo (16), o Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da UFRGS destaca que os novos cenários de previsão indicam possível aumento dos níveis do Guaíba ao longo desta semana, podendo ficar acima da cota de alerta no pior cenário. As chuvas ocorridas neste final de semana e as previstas para os próximos dias já são superiores em relação às previstas inicialmente pelos modelos meteorológicos, causando aumento nos volumes dos rios afluentes e nos níveis do Guaíba. Além disso, devem ocorrer oscilações pelos efeitos dos ventos.

Leia mais:
‘Cidade fantasma’: moradores da Mathias Velho se dividem entre a vontade de ir embora e o recomeço
Conselho do Plano de Reconstrução do RS não tem nenhuma entidade ambientalista do estado
IPH: temporal do final de semana não deve elevar nível do Guaíba acima da cota de alerta
Após enchentes, risco de doenças infecciosas aumenta no Rio Grande do Sul
Enchentes: Voluntários escasseiam e Prefeitura firma contratos de R$ 16 milhões para suprir demanda
‘Não tinha mais força para limpar, queria deixar tudo e ir embora’: O recomeço em Eldorado

As previsões elaboradas sob a liderança dos professores Fernando Fan e Rodrigo Paiva e pelo engenheiro Matheus Sampaio indicam que, no momento, o Jacuí apresenta nível moderado estável e se observa rápida elevação nos rios Taquari e Caí em níveis baixos, e Sinos e Gravataí com níveis moderados. “Após cerca de 10 dias sem precipitação significativa (até sexta-feira), já se observa volume precipitado significativo nas últimas 48 h, variando de 20 mm no sul do RS, indo a 30 mm na faixa central e chegando a 60 mm na faixa mais ao norte pegando as cabeceiras das bacias do Jacuí, Taquari, Sinos, Cai, Gravataí e até 100 mm na cabeceira do Taquari-Antas na região de Cambará do Sul”, destaca o boletim deste domingo.

As previsões meteorológicas mais atualizadas apresentam chuvas ao longo de toda a próxima semana. Cerca de 70 mm nas próximas 24 horas, principalmente a partir da noite e madrugada e nesta mesma faixa cobrindo as principais bacias do Guaíba. Acumulados nos próximos 3 dias chegando a 130 mm na mesma faixa, devido ao acréscimo de chuva entre segunda e terça. E podendo chegar a 200 mm nos próximos 10 dias. Há concordância entre os modelos meteorológicos em relação à ocorrência de elevado volume de chuva. Porém, existe discordância sobre o local onde as chuvas irão ocorrer. Previsões indicam ventos fortes sobre o Guaíba e Laguna dos Patos, na direção sudeste entre hoje e amanhã, e virando entre norte e sul algumas vezes na próxima semana.

Na manhã deste domingo, o Guaíba apresenta nível em torno de 2,57 m na régua Usina do Gasômetro, mais de 50 cm abaixo da cota de alerta para este ponto. Desde o pico registrado no dia 5 de maio, quando atingiu em torno de 5,35 m, com segundo pico em 14 de maio, em torno de 5,20 m, o Guaíba apresentou redução lenta devido aos volumes escoados pelos rios afluentes e episódios de represamento pelo vento sul, chegando ao menor nível de 2,48 m na sexta-feira (14). A presença de vento sul elevou as águas em cerca de 20 cm, chegando a 2,70 m no sábado (15), seguido de redução e estabilização nas últimas horas.

Diante do cenário exposto, o IPH recomenda atenção especial à população afetada; ações para a limpeza das áreas afetadas e restabelecimento o quanto antes das estruturas de proteção em precaução a alagamentos e inundações futuras.

 


Leia também