Geral
|
13 de junho de 2024
|
18:36

Agricultores familiares doam 6 toneladas de alimentos às vítimas das enchentes no RS

Por
Sul 21
[email protected]
Alimentos estão sendo doados para cozinhas comunitárias da CUT-RS | Foto: Divulgação
Alimentos estão sendo doados para cozinhas comunitárias da CUT-RS | Foto: Divulgação

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS) está doando 6 toneladas de alimentos para vítimas das enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul no mês de maio. Os alimentos, além de materiais de higiene e limpeza, foram arrecadados durante o 4º Congresso da Agricultura Familiar do RS, que ocorreu nos dias 5 e 6 de junho de 2024, em Erechim, e reuniu cerca de 500 pessoas.

Leia mais:
Justiça determina que Prefeitura apresente em até 10 dias um plano de prevenção contra enchentes
Enchentes: Voluntários escasseiam e Prefeitura firma contratos de R$ 16 milhões para suprir demanda

‘Não tinha mais força para limpar, queria deixar tudo e ir embora’: O recomeço em Eldorado
Valdete Severo: ‘Existe um uso oportunista das calamidades para flexibilizar direitos trabalhistas’
Educação pública: ‘O abismo que se aprofundou na pandemia, as enchentes vão ampliar’
Tragédia histórica expõe o quanto governo Leite ignora alertas e atropela política ambiental

Além de ser destinada para auxiliar as vítimas, a campanha, que contou com doações de sindicatos filiados à Fetraf, tem o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de pensar medidas de apoio a produção de alimentos na agricultura familiar, de ações que permitam encurtar a distância entre os que enfrentam grandes dificuldades para produzir e os que muitas vezes não tem acessos de qualidade, como pontua o coordenador da federação, Douglas Cenci.

“Os alimentos doados são de excelente qualidade, produzidos pela agricultura familiar e respeitando o meio ambiente, isso é motivo de muito orgulho para os agricultores que puderam dividir o fruto do seu trabalho sabendo que será muito valorizado por quem recebe.” completa Cenci.

O ato de solidariedade motivou os agricultores a trazerem produtos de suas regiões para doação. O coletivo de mulheres de Sarandi, por exemplo, realizou um ato em que foi produzido sabão de álcool para compor as doações. Além disso, alimentos como carne, batata, feijão, arroz, mandioca e outros alimentos foram doados.

Os itens foram destinados às 21 cozinhas comunitárias da CUT-RS que atualmente produzem cerca de 10 mil refeições diárias para pessoas em vulnerabilidade social e que, em razão das enchentes, passaram a atender também famílias atingidas. As doações serão distribuídas de acordo com a capacidade de entrega das refeições.

O 4º Congresso da Agricultura Familiar do RS teve como tema “Autonomia e sustentabilidade na agricultura familiar! Produzir alimentos e construir sonhos!”, pauta que dialoga com o debate sobre as mudanças climáticas que acarretam em evento extremos. A Fetraf avalia que a agricultura familiar tem um papel fundamental na produção de alimentos e, em contraponto ao agronegócio, busca meios de produção que tenham menor impacto ambiental e oportunizem a produção em equilíbrio com o meio ambiente.


Leia também