Trinta e nove pessoas morreram e 68 estão desaparecidas em decorrência das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, conforme a última atualização do governo do estado nesta sexta-feira (3). O total de municípios afetados chegou a 265. Confira no final do texto o número de óbitos por município.
Balanço da Defesa Civil
Pessoas em abrigos: 8.168
Desalojados: 24.080
Afetados: 351.639
Feridos: 74
Desaparecidos: 68
Leia mais:
Chuvas afetam telecomunicações, dificultando resgates no RS
Saiba o que fazer em caso de alagamento, risco de desmoronamento ou dirigindo durante inundação
Chuvas deixam 19 barragens em estado de atenção no Rio Grande do Sul
No Vale do Taquari, ainda há inundação severa e risco extremo devido ao solo encharcado que pode causar deslizamentos de terra. O governador Eduardo Leite reiterou o apelo para que a população evite áreas com risco de inundação e encostas de morro, onde podem ocorrer deslizamentos.
As chuvas se concentram no noroeste e nordeste do RS, onde contribuem para o rio Uruguai, que por sua vez leva a água para outras bacias. Alegrete e São Borja têm expectativa de resposta hidrológica com elevação do nível dos rios.
Os pontos de alerta na região do rio Guaíba são: zona sul de Porto Alegre, área central, 4º Distrito até o aeroporto, cidades de Eldorado do Sul e Guaíba. A direção dos ventos pode represar o escoamento da água e continuar causando transtornos nas cidades da região. “Mesmo com o tempo firme, os municípios podem observar alagamentos”, disse Leite.
A barragem 14 de Julho, que teve um rompimento parcial ontem (2), ainda não foi acessada por técnicos que possam abrir comportas para diminuir a pressão da água. “A manutenção da integridade da barragem é estratégica para ajudar a retardar a água pelo rio Taquari. Conseguimos que um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro fizesse resgate de feridos em Veranópolis. A aeronave fez uma tentativa de levar técnicos da barragem até o local”, disse Leite.
O acesso ao município de Estrela está com estradas bloqueadas, o que impede a chegada de um hospital de campanha à cidade, conforme o comandante do Comando Conjunto Sul da Operação Taquari 2, general Hertz Pires do Nascimento. “Temos uma solicitação de instalação do hospital de campanha que chegou a Porto Alegre ontem. Iniciamos o deslocamento para Estrela, mas estamos com dificuldade de chegar pela estrada existente. Tentamos uma alternativa e também não conseguimos passar. Vamos aguardar uma outra oportunidade para instalar esse hospital”, afirmou o comandante. Um outro hospital de campanha está vindo do Rio de Janeiro e vai disponibilizar centro cirúrgico para as vítimas da enchente.
Conforme o governador, 8 mil pessoas já foram resgatadas pelas forças integradas de segurança em atuação no estado. Dezoito aeronaves estão atuando nos resgates.
Óbitos: 39
Canela (2)
Candelária (1)
Caxias do Sul (1)
Bento Gonçalves (1)
Boa Vista do Sul (2)
Paverama (2)
Pantano Grande (1)
Pinhal Grande (1)
Putinga (1)
Gramado (4)
Itaara (1)
Encantado (1)
Salvador do Sul (2)
Serafina Corrêa (2)
Segredo (1)
Santa Maria (2)
Santa Cruz do Sul (4)
São João do Polêsine (1)
Silveira Martins (1)
Vera Cruz (1)
Taquara (2)
São Vendelino (2)
Três Coroas (3)