Geral
|
20 de maio de 2024
|
11:00

Nível do Guaíba deve continuar em queda até quinta (23) e novo repique pode ocorrer no final de semana

Por
Sul 21
[email protected]
A boa notícia é que o novo repique deve acontecer com o nível do Guaíba já mais baixo. Foto: Isabelle Rieger/Sul21
A boa notícia é que o novo repique deve acontecer com o nível do Guaíba já mais baixo. Foto: Isabelle Rieger/Sul21

Depois de estabilizar durante o sábado e cair no domingo (19) até chegar a 4,24 metros na leitura da meia-noite, na régua do Cais Mauá, o nível do Guaíba voltou a subir na madrugada desta segunda-feira (20). Às 8h da manhã de hoje, o nível havia subido para 4,32 metros. Conforme a MetSul Meteorologia, a elevação do Guaíba é explicada pelo vento sul no Norte da Lagoa dos Patos, o qual dificulta o escoamento das águas e causa o efeito de represamento.

Leia mais:
Mathias Velho: o bairro onde cresci no epicentro do fim do mundo
Marketing ou impacto social? Empresas ajudam de formas diferentes na tragédia das enchentes no RS
‘Cidade provisória não pode ser campo de refugiados, vai dar errado’, alerta professor
Capital tem 100 mil imóveis vagos, mas Melo diz que não há unidades para todos os desabrigados
Lula anuncia benefício de R$ 5,1 mil para cada família atingida por enchentes no RS
Tragédia histórica expõe o quanto governo Leite ignora alertas e atropela política ambiental

Apesar da elevação desta segunda causada pelo vento, a empresa de meteorologia prevê que o nível do Guaíba continue em declínio até quinta-feira (23), com períodos de oscilação temporária conforme o vento. Na quarta-feira, por exemplo, é esperado vento do quadrante Norte, o qual favorece o escoamento das águas do Guaíba na Capital.

Entretanto, a MetSul chama atenção para o próximo final de semana, quando a previsão de chuva e vento sul poderá causar um segundo repique da enchente. A partir de quinta-feira, o ingresso de massa de ar polar vai desenvolver um vento sul de forte a intenso no Norte da Lagoa dos Patos, o que levará ao represamento das águas do Guaíba. As rajadas de vento no Norte da lagoa podem variar entre 70 km/h e 90 km/h.

Em situações semelhantes no passado, o vento com essa mesma intensidade chegou a subir entre 30 cm a meio metro o nível do Guaíba. “Assim, alertamos para o risco de forte subida do Guaíba com chegada de menor vazão e vento Sul forte a intenso na sexta e no próximo fim de semana”, alerta a MetSul.

Por outro lado, como o nível do Guaíba estará em queda até quinta-feira, o segundo repique deve ocorrer com nível mais baixo do que o anterior, possivelmente abaixo de 4 metros e não em 4,55 metros como no começo do primeiro repique, no último dia 12.


Leia também