Geral
|
3 de maio de 2024
|
20:01

Melo nega rompimento de dique no Sarandi, mas pede que comunidades fiquem ‘atentas’

Por
Sul 21
[email protected]
Melo diz que dique está sendo reforçado | Foto: Reprodução
Melo diz que dique está sendo reforçado | Foto: Reprodução

O prefeito Sebastião Melo divulgou na noite desta sexta-feira (3) um vídeo em que afirma que não houve o rompimento de um dos diques do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre na altura da sede da FIERGS, no bairro Sarandi. A informação do rompimento começou a circular após o próprio prefeito deixar uma coletiva que concedia ao lado do governador Eduardo Leite.

Leia mais:
Cheia do Guaíba deixa moradores da zona sul de Porto Alegre ‘ilhados’
Governador alerta para cheia sem precedentes do Guaíba: ‘esqueçam o que vocês já viram, vai ser pior’
Guaíba avança sem medição: ‘É adequado preparar evacuação logo’, alerta especialista
Porto Alegre: Enchente histórica de 1941 pode ser superada nos próximos dias
Prefeitura determina fechamento do comércio no 4° Distrito e no Centro de Porto Alegre
Águas invadem ruas do Centro Histórico e Rodoviária. Pontes sobre o Guaíba estão interditadas
Comporta próxima do acesso à avenida Sertório se rompe

Segundo Melo, uma vistoria foi realizada e a situação foi controlada. O trabalho de reforço da contenção seguirá na madrugada. “Estou neste momento aqui no dique de contenção do Rio Gravataí, que fica atrás da FIERGS. Eu recebi uma notícia de que poderia ter extravasado e, se extravasou, pouco, mas não o rompimento. Evidentemente, se romper o dique aqui, atinge no mínimo 10 comunidades da Grande Sarandi. Começando por Asa Branca, Minuano, Farroupilha, Vila Brasília e tantas outras. Mas eu quero tranquilizar essas comunidade e dizer que o engenheiro responsável e o secretário de obras estão aqui. Estamos reforçando o dique”, disse o prefeito, em vídeo postado às 19h26.

No entanto, o próprio prefeito pediu que as comunidades fiquem atentas e aceitem a recomendação da Prefeitura deixarem os locais sob risco de alagamento.

“Aqueles que quiserem ser acolhidos nos nossos abrigos, a Prefeitura está instalando agora no Centro Vida e em outro acolhimento na Dona Alzira, vocês são muito bem vindos até que a cidade volte ao normal e vocês possam voltar com tranquilidade às suas residências”, disse.

Contudo, em postagem feita por volta das 19h35, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul fez um alerta para a possibilidade de rompimento da barragem e pediu para que a população dos bairros Sarandi e Santa Rosa de Lima procurem locais seguros.

O sistema de contenção de cheias de Porto Alegre, composto pelo Muro da Mauá e por diques que se estendem da região do Barra Shopping Sul a Freeway, é preparado para barrar as águas do Guaíba até um nível de 6 m.

A medição oficial chegou a ser interrompida da madrugada até o início da tarde desta sexta, em razão de problemas técnicos na estação hidrometeorológica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) instalada no Cais Mauá. Contudo, novos sensores de nível da Sema e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) foram instalados. Na última medição, às 15h, o sensor apontava 4,58 metros. A tendência seguia de alta.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora