Geral
|
3 de maio de 2024
|
15:14

Governador alerta para cheia sem precedentes do Guaíba: ‘esqueçam o que vocês já viram, vai ser pior’

Por
Luís Gomes
[email protected]
Governador divulgou alerta para a região do Guaíba | Foto: Reprodução
Governador divulgou alerta para a região do Guaíba | Foto: Reprodução

O governador Eduardo Leite divulgou no início da tarde desta sexta-feira (3) um vídeo em que alerta para a situação crítica da cheia do Guaíba, que já atinge níveis históricos e deve continuar a subir nas próximas horas.

Leia mais:
Guaíba avança sem medição: ‘É adequado preparar evacuação logo’, alerta especialista
Porto Alegre: Enchente histórica de 1941 pode ser superada nos próximos dias
Prefeitura determina fechamento do comércio no 4° Distrito e no Centro de Porto Alegre
Águas invadem ruas do Centro Histórico e Rodoviária. Pontes sobre o Guaíba estão interditadas
Comporta próxima do acesso à avenida Sertório se rompe

“A mensagem para as pessoas é: vai ser sem precedentes. Esqueçam tudo que vocês já viram de pior acontecendo de alagamentos e enchentes aqui na Região Metropolitana. Vai ser muito pior. O nível do Guaíba já é histórico e nós vamos ter, na tarde de hoje, ele chegando a mais de 5 metros de altura”, disse o governador.

A medição realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) parou de ser divulgada após a estação hidrometeorológica instalada no Cais Mauá apresentar problemas na leitura. No início desta tarde, a Sema ainda trabalhava para retomar a divulgação dos dados.

O governador alertou que o sistema de proteção contra cheias da Capital, que envolve diques e o muro da Mauá — com altura máxima de 6 metros –, serão cada vez mais testados à medida que o nível da água suba.

“A região central do município tem um sistema de proteção que é o dique e o muro, mas esse dique e esse muro vão ser colocados à prova também neste momento crítico. Então, mesmo que a gente tenha esse sistema de proteção e que confie, não dá para deixar de alertar que pode ter consequências nesta área central da cidade, em toda a área do 4º Distrito e até lá em direção ao aeroporto”, disse o governador.

De posse de um mapa mostrando as áreas que devem ser atingidas, alertou para a necessidade das pessoas que moram às margens do Guaíba se protegerem e procurarem locais seguros.

“Não é gerar alarmismo, mas as pessoas precisam estar atentas. Pode ter, sim, impacto forte na região que hoje é protegida, mas a região vai ser colocada à prova. Além disso, ilhar, naturalmente, que a gente já trabalhou com a Prefeitura para evacuação, e os municípios de Eldorado e Guaíba estarão muito afetados, além de Barra do Ribeiro e a região sul de Porto Alegre. Essa água vai subindo sete centímetros por hora. Ou seja, não é enxurrada, arrastando tudo, mas ela vai chegar em muitos lugares e vai trazer muitos transtornos. Por isso que a gente pede às pessoas para que se desloquem para locais seguros e evitem se colocar em necessidade de resgaste, porque nós estamos atuando para fazer o resgate em todas as áreas, mas infelizmente não teremos pernas para chegar em todos os lugares neste momento crítico”, afirmou Leite.

Por volta das 16h, a Defesa Civil do Estado divulgou uma mensagem alertando para a inundação da área urbana que compreende o Centro Histórico da Capital. “A orientação expressa da Defesa Civil do Estado é de que os moradores, comerciantes e trabalhadores de regiões próximas às ruas Siqueira Campos, Sete de Setembro, Rua dos Andradas (rua da Praia), avenida Júlio de Castilhos e arredores evacuem imediatamente essas áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Guaíba. As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil de Porto Alegre sobre os abrigos públicos disponibilizados, rotas de fuga e pontos de segurança”, diz a nota.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora