Geral
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10 de abril de 2024
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18:33

Após 21 dias de reclamações por falta de luz, Arroio Grande recebe equipes da Equatorial

Por
Luís Gomes
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Manifestante bloquearam na segunda-feira a RS-116, na altura de Arroio Grande, para reclamar da falta de luz | Foto: Arquivo Pessoal
Manifestante bloquearam na segunda-feira a RS-116, na altura de Arroio Grande, para reclamar da falta de luz | Foto: Arquivo Pessoal

Após 21 dias de reclamações de falta de energia sem retorno por parte de moradores de Arroio Grande, município de 17 mil habitantes na região sul do Rio Grande do Sul, equipes técnicas da CEEE Equatorial finalmente chegaram à cidade nesta quarta-feira (10). A chegada das equipes técnicas foi acompanhada pela visita de representantes da empresa, que se reuniram com moradores e ouviram reclamações sobre a permanente falta de equipes para lidar com problemas na rede de energia local e sobre a falta de atendimento às solicitações da comunidade.

João Victor Larrosa, morador de Arroio Grande, explica que a falta de luz foi causada pela queda de postes e árvores sobre a rede elétrica e que, apesar das constantes reclamações dos moradores nas últimas semanas, não foram atendidos pela Equatorial em razão da falta de equipes técnicas. “Desde aquele grande temporal estavam pedindo e não conseguindo equipes pra chegar lá. A gente teve problemas de poste caindo, de árvore por cima de fio, e a gente não estava tendo equipe no interior do município pra fazer esse atendimento, isso atrasou tudo”, diz.

João diz que mais de 300 famílias da zona rural foram atingidas por falta de energia por mais de 10 dias desde o temporal. Algumas delas permaneceram ininterruptamente sem luz desde 21 de março, mas João pontua que não é possível precisar o número de famílias que ficaram todo o tempo sem luz.

“Nos últimos dez dias, em alguns lugares voltava, em outros faltava, aonde tinha luz passou a não ter. Até ontem, tinha famílias que vinham para a cidade para acompanhar a manifestação, porque gerou um clima de indignação o tratamento que a empresa vinha dando e as pessoas vinham para pedir um atendimento melhor. Mesmo já voltando a luz, vinham pedir um atendimento melhor e, às vezes, chegavam em casa já não tinha mais energia, porque faltava. São postes que estão deitando, foram caindo e aí não tem manutenção”, afirma.

Diante do descaso da empresa, uma manifestação trancou a RS-116, na altura da cidade, na manhã da última segunda-feira (8). Posteriormente, ainda na segunda, os moradores ocuparam a sede da Equatorial no município até o início da madrugada de terça-feira reivindicando atendimento imediato. No ato, os moradores denunciaram que a falta de luz estava impedindo as pessoas de trabalharem e prejudicando a renda das famílias.

Após as manifestações, a cidade sofreu um novo episódio de falta de luz durante a terça-feira. A situação foi denunciada por parlamentares do PT e PSOL por veículos de imprensa.

Nesta quarta, seis equipes técnicas chegaram ao município para atuar em consertos na rede e dois representantes da Equatorial se reuniram com moradores no início da tarde para ouvir as demandas da comunidade. “Esses dois representantes ouviram, o pessoal está bem nervoso, porque enquanto a gente estava ali, em alguns lugares onde tinha luz passou a não ter”, afirma João. “A grande reclamação e o grande apoio ao movimento se deu porque não foi só na zona rural, a cidade anda sofrendo muito com o descaso da empresa. Ontem, as aulas foram canceladas no maior colégio da cidade porque não tinha energia. São vários descasos, isso fez o município apoiar as manifestações”, complementa.

Durante a reunião, os representantes da Equatorial prometeram o restabelecimento da energia até o final desta quarta. Caso não aconteça, os moradores prometem voltar a protestar na sexta-feira. Na terça, o Ministério Público do Estado (MP-RS) definiu uma multa de R$ 100 mil por dia a ser aplicada contra a Equatorial, caso a luz não retorne em 36 horas na zona rural e em 24 horas na zona urbana.

Procurada pela reportagem, a CEEE Equatorial informou que, na tarde desta quarta-feira, todas as solicitações de atendimento por falta energia de Arroio Grande já estavam atribuídas para as equipes de plantão, que estavam “empenhadas e dedicadas em restabelecer o fornecimento da energia com a maior brevidade possível”.


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