Geral
|
23 de abril de 2024
|
17:02

‘A violência está sempre perto de nós’: deputada Bruna Rodrigues denuncia assédio sexual sofrido pela filha 

Por
Bettina Gehm
[email protected]
Deputada Bruna e sua filha Kamilly formalizaram a denúncia na Deam. Foto: Divulgação
Deputada Bruna e sua filha Kamilly formalizaram a denúncia na Deam. Foto: Divulgação

Na segunda-feira (22), a deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB) acompanhou sua filha Kamilly, de 19 anos, para formalizar uma denúncia de assédio sexual contra um homem vinculado ao consulado americano. Kamilly teria sido assediada em uma festa durante este final de semana, de acordo com o que a deputada informou na rede social X. “Por que lutamos pelo direito das mulheres serem livres? Porque a violência sexual está sempre perto de todas nós. E dessa vez foi com a minha filha”, escreveu Bruna.

Conforme a assessoria da deputada, a festa aconteceu no sábado à noite, em um bar localizado no bairro Cidade Baixa. Kamilly estava na companhia do padrasto e de membros do gabinete de Bruna comemorando o aniversário de uma das assessoras parlamentares. Também estava presente uma servidora do consulado americano, namorada de um membro do gabinete. No início da madrugada, chegaram funcionários do setor de TI do consulado. Eles passam pequenos períodos de tempo prestando serviço em diferentes cidades do mundo onde o consulado atua.

Um dos funcionários do consulado, um homem norte-americano, teria feito duas abordagens a Kamilly. Na primeira, conforme a assessoria, teria a elogiado em inglês enquanto passava a mão nos braços e no rosto dela, e Kamilly teria negado a investida. O homem também teria dito que queria levá-la a um motel para “dividi-la” com o padrasto dela. O padrasto, junto de um membro do gabinete, teria intervindo e pedido que o homem parasse.

A segunda abordagem teria sido mais agressiva, com o homem encurralando Kamilly na parede do bar e tirando o celular da mão dela. Ele teria segurado as mãos de Kamilly com força e tentado beijá-la à força. “Ela começou a se debater e não conseguia se desvencilhar. Nesse meio tempo, Kamilly começou a gritar pedindo ajuda”, informa a assessoria. O padrasto precisou novamente intervir e afastar o homem. Conforme a assessoria de Bruna, o bar onde o caso teria acontecido tem câmeras de segurança, mas que não gravam as imagens.

A denúncia foi realizada na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) nesta segunda-feira (22). “Ele [o funcionário do consulado] sai do país na sexta-feira, então [a delegacia] tem que ser ágil”, disse a deputada Bruna em entrevista ao Sul21. “A Kamilly tem 19 anos e estava em uma festa com amigos. Ela só sai com rede de apoio, tendo em vista que eu estava no interior, mas nós temos alguns combinados de segurança porque recebemos muitas ameaças de situações ruins. É uma situação complexa, triste demais. O consulado precisa se manifestar. Sempre tive uma ótima relação com o consulado, mas não vou aceitar qualquer tipo de omissão”, afirmou.

Procurada, a organização enviou a seguinte nota ao Sul21:

A Embaixada e Consulados dos EUA tratam todas as alegações de conduta inadequada com seriedade. Por política interna, não comentamos questões pessoais. 

Em vídeo anexado à postagem, Bruna afirma: “Esse caso, infelizmente, é vinculado a uma estrutura diplomática. Esse menino é do Consulado Americano. Esse não é um caso isolado, já tem outro caso sendo acompanhado, que já chegou até mim, e que nós vamos denunciar”. A deputada se refere a uma denúncia de estupro realizada por uma mulher contra outro servidor do consulado.

“Estamos articulando para que ela [a vítima] relate a situação na Comissão de Direitos Humanos. Já são dois casos envolvendo o consulado, dois servidores diferentes, mas nessa gestão de ficar aqui uma semana e depois ir embora para outra cidade, estado ou país. Com uma filha de deputada estamos conseguindo agilizar, mas com a outra moça infelizmente não deu tempo, ela fez o boletim de ocorrência quase um mês depois e o homem já tinha ido embora. Mas o consulado vai ter que responder sobre isso”, informa a assessoria de Bruna.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora