Geral
|
3 de janeiro de 2024
|
16:58

Trecho da ciclovia da Ipiranga interditado nesta semana será liberado na sexta (5)

Por
Sul 21
[email protected]
Técnicos da Prefeitura e o prefeito Melo vistoriaram a ciclovia da Ipiranga | Fotos: Cesar Lopes/ PMPA
Técnicos da Prefeitura e o prefeito Melo vistoriaram a ciclovia da Ipiranga | Fotos: Cesar Lopes/ PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta quarta-feira (3) que vai liberar na próxima sexta (5) o trecho da ciclovia da Avenida Ipiranga entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e a João Pessoa. O trecho, com cerca de dois quilômetro de extensão, foi interditado em razão da forte chuva que atingiu a Capital nesta terça (2).

A ciclovia enfrentou, no ano passado, problemas de desmoronamento de partes do talude do Arroio Dilúvio em decorrência de fortes chuvas e passou. Desde setembro de 2023, foi criada uma força-tarefa envolvendo várias secretarias municipais para monitorar diariamente o impacto da chuva no Arroio Dilúvio em toda extensão da avenida Ipiranga.

A decisão de liberar o trecho até a João Pessoa foi tomada após uma vistoria realizada por técnicos do município e acompanhada pelo prefeito Sebastião Melo. “A chuvarada nos trouxe muitas dificuldades, entre elas, a interdição da ciclovia da Ipiranga. O monitoramento do trecho liberado será diário, e a sua permanência depende do protocolo operacional, que será acionado com base nas condições climáticas”, afirmou Melo.

Segundo a Prefeitura, o protocolo promove a segurança dos ciclistas, sobretudo quando houver alertas climáticos emitidos pela Defesa Civil. Nestes casos, o trecho será novamente fechado com gradis por equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), sendo reaberto 24 horas após o fim do alerta.

Na parte reaberta, há uma inversão da ciclovia no ponto da Érico Veríssimo com a Ipiranga. Neste local, a orientação para os ciclistas é a utilização da Ipiranga no sentido bairro/centro, fazendo o contorno e retornando para a ciclovia no traçado já existente.

 

Chuvas provocaram desabamento em trecho da ciclovia da Ipiranga, na altura da Avenida Silva Só, em setembro | Foto: Luiza Castro/Sul21

Nos trechos em que permanece a interdição, a orientação para os ciclistas é utilizar o passeio compartilhado com pedestres. Em caráter emergencial, as bicicletas podem trafegar pelas ruas adjacentes, como Princesa Isabel, São Manoel e Felipe de Oliveira, no bordo da via.

Nesta semana, duas empresas contratadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) para avaliar a infraestrutura dos taludes apresentaram um relatório, ainda não definitivo, das inspeções realizadas em ambos os lados da avenida Ipiranga. O material está em fase de análise pelos técnicos.

O Dmae também informou que seguem os trabalhos de recuperação do talude em frente ao Parque Esportivo da PUCRS, próximo à Rua Cristiano Fischer. Já com relação ao talude que desmoronou na altura do Planetário e da Rua Silva Só, a recuperação está em fase de projeto. Após esta etapa, será aberta licitação para contratar a empresa que irá executar a obra.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora