![Moradores da Bom Jesus à espera da chegada de caminhões-pipa (Foto: Mateus Raugust / PMPA)](https://sul21.com.br/wp-content/uploads/2024/01/aguapoa-450x300.jpg)
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), afirmou neste domingo (21) que todas as estações de tratamento e bombeamento de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) voltaram a funcionar. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, na qual Melo fez um balanço das ações realizadas pelo município desde o temporal que castigou a cidade na terça-feira (16).
Salvo situações pontuais, assinalou o prefeito, o abastecimento de água deve ser normalizado em toda a cidade até esta segunda-feira (22), caso não ocorram novas quedas no fornecimento de energia. Horas após o temporal de terça, cinco das seis estações de tratamento de água ficaram inoperantes por falta de energia, assim como 73 de 87 estações de bombeamento, prejudicando o abastecimento de 1,2 milhão de pessoas.
Melo reconheceu a legitimidade de todas as manifestações de protesto e expressou solidariedade “com a dor de todas as pessoas que têm passado por momentos muito difíceis nestes dias”.
Além disso, anunciou que a Prefeitura dará início ao processo de enterramento de fios na cidade, bem como irá determinar que o Dmae desenvolva soluções alternativas para reduzir a dependência da empresa de energia.
Melo confirmou que terá uma reunião em Brasília, na próxima quinta-feira (25), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para tratar do pedido de uma fiscalização urgente da Aneel na CEEE Equatorial, em razão de frequentes problemas enfrentados pela prefeitura na comunicação e no fornecimento de energia para serviços essenciais.
Com informações da Prefeitura de Porto Alegre