Geral
|
21 de novembro de 2023
|
14:13

Com enchente histórica, Melo decreta situação de emergência em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Água acumulada na região da comporta que se rompeu. Foto: Luciano Lanes/PMPA
Água acumulada na região da comporta que se rompeu. Foto: Luciano Lanes/PMPA

O prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou na manhã desta terça-feira (21), durante reunião no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), que vai decretar situação de emergência em decorrência das enchentes. A medida será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e tem o objetivo de facilitar contratações necessárias para minimizar o impacto da cheia do Guaíba nos serviços essenciais à população.

Nesta manhã, o Guaíba atingiu 3,46 m no Cais Mauá, superando em quase meio metro a cota de inundação na região, que é de 3 m. Ao menos 134 pessoas foram acolhidas na rede provisória da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) – que, além de operar no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), passou a atender também na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM). A abertura de mais um abrigo deverá ser confirmada ao longo do dia.

 

Reunião da Prefeitura sobre definição de situação de emergência. Foto: Alex Rocha/PMPA

Segundo a Prefeitura, a situação do 4º Distrito, que apresenta diversos pontos de alagamento e teve o quadro agravado após falha na comporta de número 13 do Cais Mauá, também preocupa. A orientação é de que a população minimize os deslocamentos na região até o recuo do Guaíba – mantendo atenção especial na quarta-feira, quando os prognósticos indicam o retorno da chuva à Capital.

Segundo a Defesa Civil Municipal, cerca de 920 pessoas foram removidas das suas casas por agentes do órgão desde o agravamento da cheia, sendo a maior parte dos atendimentos no bairro Arquipélago. As equipes podem ser acionadas pelo número 199, que funciona 24 horas por dia.

Ainda de acordo com o Município, os donativos prioritários para os atingidos pelas enchentes são material de higiene e de limpeza, alimentos não perecíveis e água. As entregas podem ser feitas das 9h às 17h, até sexta-feira (24), no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157), no Centro Histórico, e no Shopping Total – Loja 1019 – Espaço Solidário (avenida Cristóvão Colombo, 545), bairro Floresta.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora