O prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou no início da tarde desta segunda-feira (25) que a Prefeitura de Porto Alegre decidiu, em reunião realizada nesta manhã com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), fechar as comportas do Guaíba. A medida, segundo Melo, é preventiva diante da previsão de mais chuvas no Estado e de vento sul represando a água.
A operação iniciou nesta tarde pelos portões 3, do Tribunal de Contas, e 4, da Avenida Sepúlveda. “Estamos acompanhando as medições e com as equipes mobilizadas para atuar conforme a necessidade”, disse Melo em postagem nas redes sociais.
Bom dia. Em reunião extraordinária com o @dmaepoa e equipes de serviços da @Prefeitura_POA, determinei o fechamento preventivo do sistema de comportas para evitar inundação do Guaíba. A medida leva em conta a previsão de mais chuvas no RS, além do vento Sul represando a água.
— Sebastião Melo (@SebastiaoMelo) September 25, 2023
Medição realizada pela Defesa Civil na manhã de hoje indicou que, na altura do Cais Mauá, o rio está com 2,73 m. A cota de inundação é de 3 m.
A últimas vez que as comportas foram fechadas foi em 2015. Na ocasião, o nível do rio chegou a 2,89 m.