Geral
|
8 de setembro de 2023
|
14:33

Passagens de ônibus de Porto Alegre já podem ser pagas por QR Code

Por
Sul 21
[email protected]
Tecnologia do QR Code passa a estar disponível ao usuário a partir desta sexta | Foto: Divulgação/ATP
Tecnologia do QR Code passa a estar disponível ao usuário a partir desta sexta | Foto: Divulgação/ATP

A partir desta sexta-feira (8), os passageiros de ônibus de Porto Alegre podem começar a pagar a tarifa por meio de QR Code digital, sem a necessidade de apresentação o cartão TRI.

De acordo com a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), o usuário precisa baixar ou atualizar o aplicativo do cartão TRI (para sistemas IOS e Android) e fazer um cadastro, se ainda não for cadastrado.

A ferramenta possibilita que sejam adquiridos até dez QR Codes com pagamento através de pix. Após a compra, ele fica disponível dentro do aplicativo para que o passageiro o utilize ao passar a roleta do ônibus, fazendo a leitura com o seu celular do QR Code do leitor que fica abaixo do validador do coletivo (equipamento junto à roleta). A liberação aparece na tela do validador.

“A ideia é expandir o acesso ao transporte coletivo, facilitando a compra, inclusive por quem não mora aqui, e permitindo que a pessoa adquira uma única passagem de cada vez, se assim desejar. Além disso, é mais uma opção para evitar o uso de dinheiro. Estamos muito felizes de podermos oferecer essa novidade aos nossos clientes”, diz a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Tula Vardaramatos.

A ATP informa ainda que, para facilitar a utilização, foi colocada uma base de apoio a cerca de 15 cm do validador para que o passageiro encoste ali o celular e assim tenha uma referência da distância que o equipamento faz a leitura. Em caso danos ou baixa luminosidade no aparelho celular, a leitura do QR Code pode ser dificultada.

Para as pessoas que nunca tiveram um cartão TRI, o app disponibiliza um botão que permite solicitar o cartão e retirá-lo em um local indicado. “Este é mais um incentivo ao uso do cartão, considerando que é bem mais prático do que pagar em dinheiro e ainda oferece vantagens como o desconto no segundo ônibus”, diz o gerente da Bilhetagem Eletrônica da ATP, Francis Rauber.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora