Geral
|
28 de setembro de 2023
|
18:51

Guaíba recua e Prefeitura de Porto Alegre começa a abrir comportas

Por
Sul 21
[email protected]
 DMAE inicia a abertura das comportas do muro da Av. Mauá. Foto: Luciano Lanes/PMPA
DMAE inicia a abertura das comportas do muro da Av. Mauá. Foto: Luciano Lanes/PMPA

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deu início nesta quinta-feira (28) à operação de reabertura das comportas do Cais Mauá. Os portões integram o sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre e foram fechados em razão da cheia do Guaíba – que, na quarta, atingiu 3,18 metros no Centro Histórico.

A reabertura das passagens foi possível após o recuo do rio, que apresentou cota de 2,81 metros na tarde de quinta. Quatro comportas (1, 2, 4 e 6) foram liberadas. Os trabalhos serão retomados na manhã da sexta, para a reabertura do portão 12. Ainda não há previsão de normalização dos setores 3, 11 e 14.

“O vento mudou de direção, o que ajudou no recuo da água. Assim, realizamos a abertura do portão principal do Cais e também do Embarcadero, para que os lojistas possam iniciar o processo de limpeza dos estabelecimentos. Contaremos com a ajuda do efetivo do Corpo de Bombeiros para abrir o portão 12, que dá acesso à área portuária”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) retirou 120 toneladas de resíduos acumulados no período de alagamentos. As equipes atuaram em locais como o trecho 3 da Orla do Guaíba, avenida Padre Cacique, avenida Guaíba, Vila dos Sargentos e Praia do Lami.

A força-tarefa mobilizou 130 garis, 13 caminhões e três retroescavadeiras. Os materiais serão encaminhados para um aterro sanitário. “A limpeza continuará nos próximos dias, em todas as áreas afetadas pelos alagamentos”, ressalta o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

 

DMLU retira 120 toneladas de resíduos recolhidos em limpeza após chuvas. Fotos: Fabíola Casarotto de Souza/ DMLU/ PMPA

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora