Geral
|
6 de julho de 2023
|
16:47

Novo ciclone deve provocar chuvas intensas no RS neste fim de semana, alerta Defesa Civil

Por
Sul 21
[email protected]
Na sexta, a chuva deve se espalhar por grande parte do estado gaúcho, atingindo, inclusive, áreas do sul de Santa Catarina. Imagem: Inmet
Na sexta, a chuva deve se espalhar por grande parte do estado gaúcho, atingindo, inclusive, áreas do sul de Santa Catarina. Imagem: Inmet

A Defesa Civil Estadual informou nesta quinta-feira (6) que a passagem de um ciclone extratropical, que se formará na costa gaúcha nos próximos dias, poderá causar elevado volume de chuvas nas regiões oeste, centro e leste do Estado, com a possibilidade de cheias, enxurradas, queda de barreiras e deslizamentos.

“Se você mora em locais de risco, busque um local seguro. Vá para residências de amigos, familiares ou procure por abrigos oferecidos pela prefeitura de seu município”, recomenda o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

Conforme prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a formação de um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha pode ocasionar 150 milímetros de precipitação e ventos de até 60 km/h na Capital.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta preventivo devido à possibilidade de um grande acumulado de chuva e rajadas de vento entre a madrugada de sexta-feira, até o início da tarde de sábado.

Em reunião nesta manhã, 0 prefeito Sebastião Melo solicitou aos integrantes da CEEE Equatorial presentes no encontro agilidade na solução de problemas elétricos que por ventura ocorram e que acabam impactando no abastecimento de água.

“A prioridade total é preservar vidas e atender a população da forma mais ágil possível. Temos um time que trabalha de forma muito dedicada nas ruas e comunidades. Novamente precisamos estar de prontidão para responder com serviços e acolhimento”, disse Melo.

O ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), localizado na rua Conde D’Eu, 66, bairro Santana, abrigará famílias desalojadas, caso seja necessário.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora