Geral
|
27 de junho de 2023
|
18:52

Refúgio do Lago envia esgoto cloacal direto ao Guaíba; DMAE realiza obras no local

Por
Luciano Velleda
[email protected]
Entupimento da rede pluvial fez com que irregularidade na rede de esgoto do complexo gastrônomico viesse à tona. Foto: Luciano Velleda/Sul21
Entupimento da rede pluvial fez com que irregularidade na rede de esgoto do complexo gastrônomico viesse à tona. Foto: Luciano Velleda/Sul21

*Colaborou Luís Gomes

Uma equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) realizou na tarde desta terça-feira (27) obras na rede de esgoto do Parque da Redenção. Conforme apurou a reportagem do Sul21 junto à equipe do DMAE, o objetivo da intervenção é solucionar um problema de descarte de esgoto pelo Refúgio do Lago, espaço de lazer e gastronomia inaugurado no ano passado e administrado pela concessionária IoPark.

O Refúgio do Lago teria, em suas dependências, apenas uma única saída de esgoto ligada com a rede pluvial, que deveria ser voltada apenas para captar a água da chuva e é conectada com o rio Guaíba. Contudo, o empreendimento utiliza para o descarte de toda a água produzida em suas cozinhas e banheiros, o chamado esgoto cloacal, que deveria ser encaminhado para uma estação de tratamento do DMAE antes de ser direcionado ao Guaíba. Como resultado do descarte de materiais, a rede de esgoto acabou entupida, o que demandou as obras desta terça.

Além do Refúgio do Lago, um banheiro público próximo, da Prefeitura, também faz o descarte do esgoto cloacal na rede pluvial.

 

| Foto: Luciano Velleda/Sul21

A partir de denúncia feita pelo Coletivo Preserva Redenção, a reportagem do Sul21 esteve na Redenção nesta terça e confirmou que a equipe do DMAE no local tentava realizar um desvio no encanamento da rede para solucionar o problema. No entanto, a equipe não conseguiu resolver a demanda com a intervenção desta terça e retomará os trabalhos na quarta. Em caso de o trabalho emergencial não alcançar resultado, uma intervenção maior pode ser necessária no futuro.

Procurado pela reportagem, o DMAE informou que está reconstruindo as redes pluviais do Parque Farroupilha (Redenção). “Serão redes de 300 e 600 milímetros de diâmetro que precisarão ser reconstruídas, para escoar devidamente a água das chuvas”, diz nota encaminhada à reportagem no início da noite.

O departamento confirmou que, durante essas obras, foi verificada uma possível obstrução, ocasionada pela gordura gerada pelos empreendimentos do Refúgio do Lago. “Na ocasião, foi identificada a ligação da rede interna no esgoto pluvial, o que estava ocasionando a obstrução. Já foi realizada a limpeza no local e também estamos em contato com o empreendimento para que faça a sua regularização, necessária para estabelecimentos comerciais alimentícios”, diz a nota.

Em conversa com a reportagem durante a tarde, Thiago Gregório, um dos responsáveis pelo Refúgio do Lago, afirmou que desconhece os motivos da intervenção do DMAE e que o empreendimento, até então, não tinha sido notificado a respeito, bem como não fora informado sobre a existências de problemas na rede de esgoto.

Gregório disse não ter a informação se o Refúgio do Lago tem apenas uma única rede de esgoto, mas afirmou que, nas obras de construção do empreendimento, a concessionária seguiu as orientações do DMAE para a execução da rede de esgoto.

Ele afirmou ainda que, para evitar o entupimento da rede, o Refúgio do Lago tem diversas caixas de gordura para captar os rejeitos e faz o hidrojateamento periódico para limpar a tubulação. Por outro lado, disse que, se existir algum problema, o empreendimento buscará solucioná-lo assim que for notificado.

“A gente não foi comunicado e não estava sabendo de nada”, disse Gregório. “Nós seguimos o projeto que foi aprovado, mas o Refúgio está ali para agregar a todas as pessoas que aproveitam o Parque. Se tiver algum problema na rede de esgoto, é só nos comunicar que vamos fazer da forma que tem que ser feito, mas até então não temos essa informação de problema”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora