Geral
|
8 de maio de 2023
|
15:44

‘Nem comida dá pra fazer’: moradores da Capital relatam alterações no gosto e odor da água

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Luciano Lanes/PMPA
Foto: Luciano Lanes/PMPA

Pelo menos desde este domingo (7), moradores de Porto Alegre relatam sentir alterações no gosto e odor da água encanada, após chuvas intensas nos últimos dias. Alguns, inclusive, relatam cor escurecida e gosto de barro.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), em nota, reconheceu a situação e afirmou que estão sendo realizadas análises durante esta segunda-feira (8). A estimativa é que somente na terça (9) o departamento saiba o que causou a alteração e que a situação esteja resolvida nos próximos dias.

Segundo a nota, a dose adicionada de dióxido de cloro, para eliminar o risco de contaminação, aumentou desde os primeiros registros do problema e a água é segura para o consumo humano. O registro de reclamações ao Dmae deve ser feito pelo telefone 156, opção 2.

“Neste período do ano não é comum contarmos com essas reclamações da qualidade da água. Acreditamos que, devido às expressivas chuvas dos últimos dias, matéria orgânica dos afluentes do Guaíba foi arrastada, contribuindo para a presença de gosto e odor”, explica o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora