Geral
|
17 de março de 2023
|
11:00

Show da banda Mayhem na Capital é cancelado após denúncias de ligação com neonazismo

Por
Sul 21
[email protected]
Bar Opinião devolverá os ingressos comprados para o show da banda Mayhem. Foto: The True Mayhem / Divulgação
Bar Opinião devolverá os ingressos comprados para o show da banda Mayhem. Foto: The True Mayhem / Divulgação

O Bar Opinião anunciou, na noite desta quinta-feira (16), o cancelamento do show da banda Mayhem, que seria realizado no próximo dia 21 de março, em Porto Alegre. Nos últimos dias, a vinda da banda norueguesa de black metal sofreu uma série de críticas nas redes sociais e, inclusive, por parlamentares, devido as ligações do grupo com as ideias e simbologias supremacista e neonazista.

Em nota, o Bar Opinião disse ter sido surpreendido com a “enxurrada de informações graves” referentes ao show da banda Mayhem.

“Nestes seus 40 anos, o Opinião é um dos espaços mais democráticos de Porto Alegre. Porém, o Opinião considerou alguns fatos para tomar suas decisões: os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do Bar e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos. Por isso, o Bar Opinião não irá receber o show da banda Mayhem. Os ingressos serão devolvidos conforme a forma de pagamento”, anunciou a casa de shows.

O deputado estadual Leonel Radde (PT), conhecido por sua postura antifascista, comemorou o cancelamento do show e parabenizou a decisão do Bar Opinião. Mais cedo, Radde havia registrado um boletim de ocorrência contra a realização do show.

“Tínhamos a certeza que a equipe dessa importante e tradicional casa da cena cultural gaúcha compreenderia a situação e tomaria a decisão correta”, afirmou. “Nossa capital não merece o show de uma banda em que seus integrantes fazem falas racistas e que flertam declaradamente, abertamente, com o neonazismo.”

A deputada estadual Laura Sito (PT) também comemorou o cancelamento do show dizendo que Porto Alegre não é “palco para nazistas”. “Foi preciso muita pressão e denúncias para essa apresentação não acontecer. Vitória antifascista!”


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora