Geral
|
19 de fevereiro de 2023
|
15:36

Chuvas castigam litoral norte de São Paulo e deixam dois mortos

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião

Da RBA

As fortes chuvas que castigaram as cidades do litoral norte de São Paulo entre a noite de sábado (18) e a madrugada de domingo (19) causaram bloqueios de estradas, queda de barreiras, inundações, desabamentos e afetaram o abastecimento de água na região. Em Ubatuba, uma criança de sete anos morreu após o deslizamento de uma pedra sobre a casa em que ela estava. Outro óbito foi registrado em São Sebastião, uma mulher de 35 anos.

Há, também, relatos de destruição em Caraguatatuba e Ilhabela. Campanhas de doação de mantimentos foram abertas (veja abaixo), e o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), dirigiu-se à região.

Em São Sebastião, de acordo com a Prefeitura, a cidade registrou 627 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, mais que o dobro da média histórica para todo o mês de fevereiro, de 229mm. Seis escolas foram abertas para receber famílias desabrigadas. Na Barra do Una, Juquehy, Camburi e Boiçucanga choveu mais de 400 milímetros durante a madrugada em um período de quatro horas. Há estações em que os volumes ultrapassam 600 milímetros em 24 horas. A prefeitura cancelou a programação de carnaval do dia e decretou estado de calamidade pública.

Em Ubatuba, o volume de chuvas chegou a 335 milímetros e a prefeitura informou que, na manhã de domingo, havia 15 ruas alagadas. A cidade enfrenta problemas no abastecimento de água, pois, de acordo com a Sabesp, “o tratamento teve de ser interrompido devido à grande quantidade de galhos, lama e pedras.” Em Ilhabela, a região mais afetada foi o lado sul da cidade, colocado em estado de atenção, com solapamento de vias, alagamentos e deslizamentos de terra.

Em Bertioga, foram 683 milímetros em 24 horas. A cidade registrou diversos pontos de alagamentos. Em Em Caraguatatuba, segundo a Defesa Civil, o acumulado de chuva em 24 horas foi de 395 milímetros, maior que a média histórica para todo o mês de fevereiro, de 287,4 mm. De acordo com a Prefeitura, há desabrigados, acolhidos pela administração municipal, e desalojados, que foram para casa de parentes.

Trechos da rodovia Rio-Santos, que atravessa o município de Ubatuba, estavam interditados nos dois sentidos entre os quilômetros 10 e 35 devido a queda de barreiras e já foram liberados. A Mogi-Bertioga (SP-098) foi interditada na altura do quilômetro 82, em Biritiba Mirim, devido ao rompimento de uma tubulação. Não há previsão para liberação da pista e os motoristas são orientados a trafegar pelo Sistema Anchieta/Imigrantes, rodovia dos Tamoios e Oswaldo Cruz. Na Tamoios, porém, houve o fechamento da Serra Antiga. A Serra Nova operava em sistema de comboio com sistema pare e siga.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora