Geral
|
12 de novembro de 2022
|
13:56

Vereadores de Mandato Coletivo querem passe livre nos dias de prova do ENEM em Porto Alegre

Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

Vereadores do Movimento Coletivo, mandato coletivo do PCdoB que assumirá uma cadeira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em 2023, encaminhou um pedido de providência junto à prefeitura para que haja passe livre aos estudantes matriculados no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) nos dias de prova (13 e 20 de novembro). A ação faz parte de uma iniciativa nacional liderada pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas para que nenhum estudante deixe de realizar a prova.

“Este ano”, assinala o pedido, “foram quase 4 milhões de inscritos no ENEM, um crescimento de 9,2% em relação à edição de 2021, que teve a menor participação da história. Em 2014, lembra o requerimento, o exame chegou a registrar mais de 8 milhões de inscritos. A crise econômica e sanitária provocada pela pandemia de covid-19”, assinalam ainda os futuros vereadores e vereadoras, gerou um grave prejuízo aos estudantes. “Questões que parecem pequenas, como pagar duas ou quatro passagens no dia da prova, podem se tornar um fator que deixe vários estudantes sem fazer o ENEM.

O mandato coletivo do PCdoB é composto pelo cientista social Giovani Culau e por Airton Silva, Vivian Aires, Tássia Amorim e Fabíola Loguercio. Será o primeiro mandato coletivo no Legislativo da Capital. O grupo está hoje na suplência e a vaga se abre devido à eleição de Daiana Santos (PCdoB) para a Câmara dos Deputados e de Bruna Rodrigues (PCdoB) para a Assembleia Legislativa.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora