Geral
|
4 de novembro de 2022
|
16:42

Canoas autoriza início das obras do programa Nenhuma Casa Sem Banheiro

Por
Luís Gomes
[email protected]
Patrícia Reis Machado será a primeira beneficiada pelo Nenhuma Casa Sem Banheiro em Canoas |  Foto: Luiza Castro/Sul21
Patrícia Reis Machado será a primeira beneficiada pelo Nenhuma Casa Sem Banheiro em Canoas | Foto: Luiza Castro/Sul21

O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, assinou nesta quinta-feira (3) a ordem de início das obras do programa Nenhuma Casa Sem Banheiro no município. Realizado em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e financiado pelo governo do Estado, o programa busca beneficiar 359 famílias que vivem em moradias em situação precária com condições sanitárias adequadas a partir da construção de um banheiro novo em suas casas.

A cerimônia foi realizada no bairro Guajuviras, em frente à casa de Patrícia Reis Machado, que receberá a primeira unidade do programa. Viúva, mãe de seis filhos, cinco dos quais moram na mesma casa, e beneficiária do Auxílio Brasil, Patrícia contra que a família hoje toma banho de bacia, em dias frios, e de mangueira em dias de calor. “Fico muito feliz de ter um banheiro novo e poder tomar um banho num chuveiro bom, isso é um sonho para mim”, afirma.

Proprietário da empresa Perfecta Soluções Empresariais, vencedora da licitação para a realização das obras, Alexandre Ederson dos Santos explica que a previsão do início das obras dos primeiros módulos é para o dia 9 de novembro, com a entrega de 15 unidades até o final do mês. Alexandre destaca ainda que os banheiros são padronizados, com adaptações necessárias para adequação a cada moradia a serem feitas a partir dos projetos feitos por arquitetos do CAU/RS. “Um vai ficar um pouco mais para o lado, outro para outro, mas todos terão o mesmo tamanho e serão iguais”, afirma.

Moradora do bairro desde 2003, Patrícia diz que nunca teve condições de ter um banheiro adequado. “Vai ser muito bom passar o fim de ano com um banheiro novo. E para a saúde é bom também”, diz.

 

Prefeito Nedy Marques assinou a ordem de início das obras do programa | Foto: Luiza Castro/Sul21

Após assinar a ordem de início das obras, o prefeito Nedy saudou o programa como um dos mais importantes da história de Canoas. “Eu quero fazer um raciocínio. Nós estamos no ano de 2022. Estamos na terceira maior cidade do Rio Grande do Sul, tanto em extensão, como em grana. E é impossível se admitir que até hoje nós ainda tenhamos muitas famílias, de seres humanos iguais nós, que ainda moram numa casa que não tenha um banheiro. Eu fico imaginando uma mãe, numa noite de chuva, numa noite de frio, que não tenha onde levar a criança para ir no banheiro e tenha que usar o tradicional penico”, afirmou.

Assessor de Relações Institucionais do CAU/RS, Fausto Leiria destacou que a entidade tem como missão trabalhar a assistência técnica para habitação de interesse social, o que se manifesta na prática com o programa. “A gente está trazendo os arquitetos para fazer melhorias na casa das pessoas. Isso é uma lei federal desde 2008 que nunca foi cumprida aqui no nosso Estado. Então, é muito emocionante para nós todos”, afirmou Fausto em sua fala na cerimônia.

Secretário estadual de Obras e Habitação, Volnei Minozzo lembrou que o projeto começou a ser articulado pelo seu antecessor, o ex-secretário José Stédile, e ponderou que o governo gostaria de solucionar todos os problemas das comunidades, mas que há limitações financeiras para isso. “Mas hoje, aqui em Canoas, é um momento de alegria, pois as 359 famílias terão o seu banheiro, trazendo dignidade, trazendo também alegria por terem em sua residência um ambiente de saúde, também a destinação correta de todos os dejetos do seu banheiro. Esse projeto não é só de saúde pública, mas também ambiental”, disse.

 

Fausto Leiria representou o CAU/RS na cerimônia | Foto: Luiza Castro/Sul21

O Nenhuma Casa Sem Banheiro é um projeto que o CAU/RS vem implementando na Região Metropolitana de Porto Alegre em parceria com a Secretaria de Obras e Habitação (SOP) do Estado. Em dezembro passado, foi firmada uma parceria com a Prefeitura de Canoas com o objetivo de beneficiar 359 famílias que moram em residências sem banheiro ou com instalações precárias.

O projeto foi dividido em duas partes, com a primeira etapa voltada para atender 180 famílias dos bairros Guajuviras e Niterói, e a segunda 179 famílias dos bairros Mathias Velho, Harmonia, Mato Grande, Fátima e Rio Branco. Contudo, algumas famílias do bairro Rio Branco já foram incluídas nesta primeira etapa.

No primeiro semestre, de 2022, arquitetos do CAU/RS começaram a realizar as visitas técnicas às residências das famílias beneficiadas, o que deu origem aos projetos para a construção de um banheiro em cada moradia.

Além da Região Metropolitana, o programa também está ocorrendo, já tendo entregue as primeiras unidades, nos municípios de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

 

Patrícia mostra onde será construído o banheiro em sua casa | Foto: Luiza Castro/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora