Geral
|
17 de agosto de 2022
|
19:03

Revisão do Plano Diretor terá reuniões nos bairros da Capital a partir de sábado (20)

Por
Sul 21
[email protected]
Presidente do CAU/RS diz haver avanço no debate urbanístico, embora obras de melhorias ainda costumem acontecer longe das áreas periféricas. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Presidente do CAU/RS diz haver avanço no debate urbanístico, embora obras de melhorias ainda costumem acontecer longe das áreas periféricas. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou o início da rodada de atividades do processo de revisão do Plano Diretor nos bairros. A proposta é que os encontros serviam para ouvir da comunidade “as necessidades e potencialidades” de cada região para a elaboração das propostas do novo Plano Diretor.

A rodada começa neste sábado (20), na Escola Porto Alegre (Rua Washington Luiz, 203, Centro), voltado para os moradores da Região de Planejamento 1, que inclui os bairros Floresta, Centro Histórico, Auxiliadora, Moinhos de Vento, Independência, Bom Fim, Rio Branco, Mont’Serrat, Bela Vista, Farroupilha, Santana, Petrópolis, Santa Cecília, Jardim Botânico, Praia de Belas, Cidade Baixa, Menino Deus e Azenha.

A reunião ocorrerá das 10h às 15h. Durante o período, dados coletados em oficinas realizadas em 2019 (antes da pandemia) serão apresentados à população, que na sequência poderá fazer contribuições. Técnicos da Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) estarão à disposição para tirar dúvidas e receber sugestões sobre temas como mobilidade, segurança, limpeza urbana, equipamentos de saúde e de educação, entre outros.

A atividade é aberta ao público e não há necessidade de inscrição.

No domingo (21), a exposição ocorrerá no Salão Paroquial Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Capitão Coelho, 300, Ilha da Pintada) para os moradores da Região de Planejamento 2 – ilhas.

A dinâmica planejada será a mesma. Das 10h às 15h, a população tomará conhecimento de informações sobre o que foi coletado em 2019 e apresentará novas sugestões sobre necessidades e potencialidades da região. Técnicos também irão orientar os participantes.

“Este é o momento fundamental para a população participar, dizer o quer para o futuro de Porto Alegre. Com base na contribuição dos moradores, serão elaboradas as propostas de desenvolvimento da nossa cidade. Por isso, convido todos os cidadãos a participarem”, disse o prefeito Sebastião Melo (MDB).

A exposição de revisão do Plano Diretor percorrerá todas as regiões de planejamento da cidade nos finais de semana de agosto e setembro.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora