Geral
|
13 de junho de 2022
|
08:34

Bombeiros localizam, submersos em rio, objetos pessoais de Bruno Pereira e Dom Phillips

Por
Sul 21
[email protected]
Material encontrado estava amarrado em árvore submersa. (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari/Reprodução)
Material encontrado estava amarrado em árvore submersa. (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari/Reprodução)

A Polícia Federal confirmou, na noite deste domingo (13) que foram encontrados itens pessoais do indigenista Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips, desaparecidos desde o dia 5 de junho, no Vale do Javari, região amazônica que faz fronteira com Peru e Colômbia. O material foi encontrado por bombeiros e estava submerso numa área às margens do rio Itaquaí, por onde os dois navegavam no dia de seu desaparecimento. Segundo a PF, foram encontrados um cartão de saúde de Bruno Pereira, um chinelo, uma calça e um par de botas, também pertencentes ao indigenista. Além disso, também foram achadas botas, roupas pessoais e uma mochila de Dom Phillips.

O material foi encontrado graças à uma indicação de indígenas que auxiliam nas buscas e haviam informado que a vegetação no local tinha sinais de que um objeto de grandes proporções tinha sido puxado para dentro da mata. Bruno Pereira e Dom Phillips faziam o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, quando desapareceram. O desaparecimento foi comunicado pela União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e pelo Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI), após 24 horas sem notícias dos dois.

Ao longo da semana, o governo brasileiro foi criticado pela lentidão com que conduziu as operações de busca dos dois. Na sexta-feira (10), o Alto Comissariado para os Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU), emitiu uma nota oficial cobrando o governo brasileiro para intensificar as buscas pelo indigenista e pelo jornalista. “Exortamos as autoridades brasileiras a redobrarem seus esforços para encontrar Phillips e Pereira, com urgência, considerando os riscos reais aos seus direitos à vida e à segurança. Portanto, é crucial que as autoridades nos níveis federal e local reajam de forma robusta e rápida, inclusive usando plenamente os meios disponíveis e os recursos especializados necessários para uma busca eficaz na área remota em questão”, afirmou a nota do órgão da ONU


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora