Geral
|
30 de maio de 2022
|
13:05

Pernambuco tem 84 mortes confirmadas após uma semana de chuvas; 4 mil estão desabrigados

Chuvas causaram deslizamentos no Recife e em outras cidades pernambucanas - Reprodução/Twitter João Campos
Chuvas causaram deslizamentos no Recife e em outras cidades pernambucanas - Reprodução/Twitter João Campos

Do Brasil de Fato

Pelo menos 84 pessoas morreram em incidentes ligados às fortes chuvas que atingem diversas localidades de Pernambuco há uma semana. Os números foram confirmados pelo governador do estado, Paulo Câmara (PSB), que, em entrevista coletiva, destacou, ainda, que o número de pessoas desaparecidas é “incerto”.

De acordo com o governo pernambucano, 3.957 pessoas estão desabrigadas. Os números foram confirmados no fim do dia no domingo (29). O governador declarou situação de emergência.

Além do estado, 14 municípios pernambucanos declararam estado de emergência, segundo o jornal Folha de Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba.

As chuvas são intensas desde o início da última semana, mas as ocorrências com mais vítimas aconteceram no fim de semana. Das 84 mortes confirmadas, 79 aconteceram entre sexta-feira (27) e domingo (29).

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), as chuvas devem continuar nesta segunda-feira, com intensidades de “moderada” a “forte”. A região metropolitana do Recife e as matas Sul e Norte continuam em estado de observação, segundo a agência.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas para o estado e também para grandes regiões na Paraíba, em Alagoas e no Sergipe, especialmente nas regiões litorâneas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora