Geral
|
26 de maio de 2022
|
14:47

Moradores de Umbaúba (SE) bloqueiam BR 101 e denunciam ação de ‘bandidos de farda’

Por
Sul 21
[email protected]
Moradores bloquearam BR 101 e pediram justiça (Reprodução/TikTok)
Moradores bloquearam BR 101 e pediram justiça (Reprodução/TikTok)

A população de Umbaúba, município localizado no litoral sul de Sergipe, realizou vários protestos nesta quinta-feira (26) contra a ação da Polícia Rodoviária Federal que resultou na morte, por asfixia, de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos. Os protestos incluíram queima de pneus e bloqueio da BR 101, ao largo da qual o caso ocorreu. Os manifestantes contaram com o apoio de um caminhão carregado de pneus que foram lançados e incendiados na rodovia.

Segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), as causas da morte de Genivaldo foram asfixia mecânica e insuficiência respiratória. Em nota, a PRF disse que Santos teria “resistido ativamente à abordagem” e que os agentes utilizaram técnicas de “menor potencial ofensivo”. Genivaldo era casado e deixa um filho.

O caso ganhou repercussão nacional e internacional. O Instituto Marielle Franco cobrou ação imediata do governo de Sergipe para a responsabilização dos policiais envolvidos. “Um homem negro jogado em um porta-malas e asfixiado até a morte. O ano é 2022 e o Estado é responsável por torturar e assassinar mais um corpo negro”, disse o instituto.

A seccional Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE) cobrou “celeridade” nas investigações. O grupo “Judeus pela Democracia” disse que os policiais transformaram a viatura em uma “câmara de gás” e que “as forças de segurança se tornaram agentes de morte, promotores do genocídio pobre e negro, quando deveriam existir para proteger a população”.

No protesto, moradores de Umbaúba pediram justiça e denunciaram a ação de “bandidos de farda” e da “federal covarda” . Confira algumas imagens do protesto:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora