Geral
|
6 de maio de 2022
|
14:44

Audiência pública apresentará dossiê atualizado sobre feminicídios no RS

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em 2021, 97 feminicídios, incluindo aqueles cometidos contra as mulheres trans (2), ocorreram no Rio Grande do Sul. Em 2022, a tendência é crescente, pois 36 mulheres já foram vitimadas até o momento, em crimes de extrema crueldade. Em 2021, no Brasil, cerca de 1.350 feminicídios levaram a vida de mulheres por razões de gênero, deixando cerca de 2.300 órfãos e órfãs, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Ouça o podcast:
Anônimas Marias – Ciclos da Violência

Para realizar o debate sobre este tema e buscar formas de enfrentamento, o Levante Feminista Contra o Feminicídio, uma campanha nacional que quer reduzir e eliminar os crimes violentos contra as mulheres no Brasil, divulgará na próxima segunda-feira (9), às 14 horas, um Dossiê contendo dados, avaliação das políticas públicas, denúncias e propostas. A entrega será em audiência pública na Assembleia Legislativa, e será concomitante com uma Mesa de Debates da Câmara Federal.

Promovidas pela Procuradoria da Mulher da Assembleia, através da deputada Sofia Cavedon, e pela Comissão de Legislação participa da Câmara dos Deputados, a pedido da deputada Maria do Rosário, as reuniões têm como convidadas as autoridades responsáveis pela garantia do cumprimento da Constituição Federal e da Legislação sobre a violência contra as mulheres e o feminicídio no Brasil.

Foram listados órgãos do executivo estadual, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, entre outros. O Dossiê será apresentado por um conjunto diversificado de mulheres que o elaboraram a partir dos dados do observatório Lupa Feminista Contra o Feminicídio, especializado no tema.

O evento será da Sala de Convergência da ALRS (Adão Pretto), com transmissão ao vivo pela Assembleia e pelo Youtube.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora