Geral
|
16 de fevereiro de 2022
|
16:33

Território, direito e vida para os povos indígenas será tema de debate nesta quinta (17)

Por
Sul 21
[email protected]
Encontro debaterá compreensão dos povos indígenas sobre o direito ao território.
(Foto: Daniela Huberty/COMIN)
Encontro debaterá compreensão dos povos indígenas sobre o direito ao território. (Foto: Daniela Huberty/COMIN)

A compreensão dos povos indígenas sobre o direito ao território será debatida, nesta quinta-feira (17), às 19h, durante o lançamento do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2022 do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), que tem como tema “Direito ao território, direito à vida”.

Participarão do debate Douglas Kaingang, pesquisador e organizador do caderno, e as lideranças indígenas Célia Xakriabá e Alessandra Munduruku. A mediação será realizada pelo coordenador do COMIN, Sandro Luckmann. O evento será online, transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook do COMIN e de organizações indígenas parceiras.

Divulgação

O lançamento será um momento de reflexão sobre concepção do território da vida e as possibilidades de reconhecimento de outro modo de relação entre seres, e os desafios enfrentados pelas pessoas indígenas por terem seus territórios invadidos e em risco – e, consequentemente, seus modos de ser profundamente alterados. Além do caderno, serão lançados materiais audiovisuais com ideias para docentes trabalharem sobre a temática com suas alunas e seus alunos em sala de aula.

Há mais de vinte anos, o COMIN, como entidade que atua no apoio e na defesa de direitos indígenas, produz, anualmente, o caderno da Semana dos Povos Indígenas.

O material é elaborado de forma a contribuir no conhecimento da realidade e diversidade dos povos indígenas e na superação do racismo contra pessoas indígenas.

O caderno da Semana dos Povos Indígenas 2022 tem como propósito apresentar a compreensão do que é o território para os povos indígenas, para além da noção deste como espaço delimitado de terra, e mostrar que ter o direito ao território garantido é caminhar em direção à vida digna, não somente para as pessoas indígenas, mas para todas as formas de vida que habitam este espaço.

Após o lançamento, o material estará disponível no site www.comin.org.br.

*Com informações do COMIM


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora