Geral
|
20 de novembro de 2021
|
13:14

Movimento estudantil ‘renomeia’ escolas para homenagear personalidades negras

Por
Sul 21
[email protected]
O Colégio Estadual Piratini foi 'rebatizado' pelos estudantes como Colégio Marielle Franco. Foto: Divulgação
O Colégio Estadual Piratini foi 'rebatizado' pelos estudantes como Colégio Marielle Franco. Foto: Divulgação

Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20), estudantes da rede pública de Porto Alegre rebatizam suas escolas com nomes de personalidades negras. Militantes, poetas e intelectuais negras e negros estão entre os escolhidos pelos jovens para o ato simbólico, executado na sexta-feira (19). A ação foi organizada por alunos em parceria com a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).

O presidente da UBES, Alejandro Guerrero, diz que a intervenção partiu de uma inquietação dos estudantes. “A gente percebe que o que acontece no Rio Grande do Sul e no Brasil é um apagamento das pessoas negras que contribuíram no processo de formação social do nosso povo”. Segundo o jovem negro que preside a entidade, “disputar os símbolos também é uma forma de combater as opressões”. A intervenção pretende provocar a reflexão sobre o reconhecimento de figuras negras que foram referências na história, na arte e na luta contra o racismo e que dificilmente são homenageadas com seus nomes em escolas, ruas ou locais públicos.

Além de Marielle Franco, foram homenageados Oliveira Silveira, autor negro gaúcho fundador do Grupo Palmares e um dos responsáveis pela proposta de tornar 20 de novembro o dia da Consciência Negra, e Lélia Gonzalez, intelectual pioneira nas discussões sobre gênero e raça na América Latina.

Escola Estadual de Ensino Médio Baltazar recebeu o nome de Oliveira Silveira. Foto: Divulgação
A Escola Estadual de Ensino Médio Professor Júlio Grau homenageou Lélia Gonzalez. Foto: Divulgação

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora