Geral
|
12 de agosto de 2021
|
14:09

Deputada envia denúncias ao Tribunal de Contas e pede auditoria em concurso da BM

Por
Sul 21
[email protected]
Luciana Genro em reunião virtual com o procurador Geraldo Da Camino. Foto: MPC/Twitter
Luciana Genro em reunião virtual com o procurador Geraldo Da Camino. Foto: MPC/Twitter

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) um conjunto de denúncias envolvendo indícios de irregularidades no Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) da Brigada Militar. O concurso interno destinado a promover soldados a sargentos vem sendo alvo de  questionamentos que, segundo a deputada, já resultaram inclusive no afastamento de pelo menos dois policiais militares.

Luciana Genro entregou o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Geraldo Da Camino, um relatório com cinco denúncias que chegaram até o seu conhecimento. A deputada solicita que o MPC encaminhe um pedido de auditoria do concurso junto ao TCE. Da Camino se comprometeu a despachar este pedido até sexta-feira (13).

“Um processo seletivo desse porte, que atinge milhares de servidores militares, precisa ter rigor absoluto quanto à segurança dos dados por ele tratados. Os indícios trazidos são graves. Quando analisados em conjunto, podem colocar sob suspeita a lisura do certame, razão pela qual precisam ser imediatamente averiguados”, afirma Luciana Genro.

Dentre os casos levantados pela deputada, estão:

  • o preenchimento prévio do cartão-resposta em duas salas onde o concurso foi feito;
  • a classificação por três vezes de uma mesma candidata, com notas diferentes;
  • a participação de um candidato que não teria feito a prova, por estar em escala de serviço na mesma data;
  • a suspeita de que uma candidata teria auxiliado no tratamento de dados relativos às notas da prova, tendo levado inclusive ao afastamento desta policial de suas atividades;
  • e a alteração de dados em republicação da classificação geral, com exclusão do nome de um candidato, acréscimo de três novos nomes e alteração de dados de suas postulantes.

Todas as denúncias foram entregues por Luciana Genro com documentos que indicam as suspeitas de fraudes, além de um anexo com 689 páginas de listas e documentações relativas ao CTSP.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora