Geral
|
16 de outubro de 2019
|
22:07

Em acordo por ter encerrado ‘Queermuseu’, Santander recebe exposição sobre mulheres e paga compensação

Por
Sul 21
[email protected]
Em acordo por ter encerrado ‘Queermuseu’, Santander recebe exposição sobre mulheres e paga compensação
Em acordo por ter encerrado ‘Queermuseu’, Santander recebe exposição sobre mulheres e paga compensação

Da Redação*

O Farol Santander – Porto Alegre realiza, desde o dia 15 de outubro, a mostra “Estratégias do Feminino”, fruto do Termo de Compromisso celebrado com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público Federal (MPF/RS).

Leia mais:
‘Ato autoritário’, avalia curador da Queermuseu sobre decisão de manter condução coercitiva em CPI
Ato no Santander Cultural termina com bombas da Brigada e duas pessoas detidas
Ativistas LGBT protestam contra fechamento de exposição no Santander e por visibilidade

A assinatura do termo se deu no âmbito da apuração do MPF em relação a eventual lesão à liberdade de expressão artística em decorrência do encerramento antecipado em 30 dias da exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, após acusações de que as obras faziam apologia à pedofilia, zoofilia e ofendiam símbolos religiosos – o que não se verificou na realidade. A partir do termo assinado, o Santander Cultural se comprometeu a patrocinar duas exposições sobre diferença e diversidade, que conjuntamente permaneceriam abertas por aproximadamente 120 dias.

A mostra traz uma seleção de 95 obras produzidas por mulheres brasileiras desde o início do século XX. São trabalhos de 53 artistas, divididos em cinco núcleos: No Calor da Luta; A Casa e a Rua; Dobras e Costura; Diários e Listas e O Corpo que Habito.

As obras foram agrupadas a partir da identificação de estratégias que se impõem como procedimentos evidentes de enfrentamento dos espaços e lugares que foram reservados às mulheres – inclusive na história da arte – e que têm limitado suas ações na vida pública, no trabalho, na cultura, nos padrões de beleza, enfim, no exercício pleno de suas cidadanias.

Além da realização da mostra, Aditivo ao Termo de Compromisso foi celebrado ajustando o pagamento de R$ 424.391,30 como forma de compensação pela não realização da segunda exposição constante no Termo de Compromisso.

O valor será integralmente destinado para atividades artísticas, culturais, projetos e financiamentos de ONGs e entidades da sociedade civil e/ou de atividades por estas desenvolvidas, sempre de forma a apresentar preferencial ou exclusivamente a temática da exposição cujo enceramento se deu de forma antecipada.

*Com informações do MPF/RS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora