Geral
|
29 de setembro de 2017
|
15:06

Apesar de recomendação do MPF, Santander decide não reabrir ‘Queermuseu’

Por
Sul 21
[email protected]
Apesar de recomendação do MPF, Santander decide não reabrir ‘Queermuseu’
Apesar de recomendação do MPF, Santander decide não reabrir ‘Queermuseu’
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

Embora o Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) tenha recomendado, na quinta-feira (28), pela reabertura do “Queermuseu – Cartografias da diferença da arte brasileira” em Porto Alegre, o Santander Cultural informou, nesta sexta (29), que não seguirá a recomendação. A entidade comunicou, em uma nota curta, que “a mostra Cartografias da Diferenças da Arte teve sua exibição finalizada no Centro Cultural de Porto Alegre, de cunho privado, no dia 10.9.17 e não será reaberta conforme comunicado do mesmo dia”.

O MPF havia determinado que o Santander Cultural teria 24 horas para responder se reabre ou não a mostra.

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, que fez a recomendação pela reabertura, pediu ainda que os organizadores adotem medidas informativas ou de proteção a infância e a adolescência no que diz respeito a eventuais representações de nudez, violência ou sexo nas obras expostas e também medidas visando a garantia da segurança das obras e dos visitantes.

No texto divulgado pelo MPF, o procurador da República Fabiano de Moraes ressalta que “o precedente do fechamento de uma exposição artística causa um efeito deletério a toda liberdade de expressão artística, trazendo a memória situações perigosas da história da humanidade como os episódios envolvendo a ‘Arte Degenerada’ (Entartete Kunst), com a destruição de obras na Alemanha durante o período de governo nazista”.

A exposição teve seu encerramento antecipado, no início do mês, depois que grupos conservadores começaram a criticá-la, alegando que algumas obras fariam apologia à zoofilia e pedofilia.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora