Geral
|
2 de janeiro de 2014
|
16:20

Novas coberturas dos planos de saúde começam a valer nesta quinta-feira

Por
Sul 21
[email protected]
Novas coberturas dos planos de saúde começam a valer nesta quinta-feira
Novas coberturas dos planos de saúde começam a valer nesta quinta-feira
Foto: Agência Brasil
As novidades incluem 50 exames, consultas e cirurgias, 37 medicamentos orais para tratamento domiciliar de câncer, além de coberturas específicas para 29 doenças genética | Foto: Agência Brasil

Da EBC 

Entra em vigor nesta quinta-feira (2) a nova cobertura obrigatória para beneficiários de planos de saúde. As novidades incluem 50 exames, consultas e cirurgias, 37 medicamentos orais para tratamento domiciliar de câncer, além de coberturas específicas para 29 doenças genéticas.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde beneficia mais de 42 milhões de consumidores de planos de assistência médica e outros 18 milhões em planos exclusivamente odontológicos, individuais e coletivos, em todo o país.

Câncer

Um dos benefícios de destaque da medida é a inclusão de tratamento para o câncer em casa, com medicamentos via oral. A mudança inclui tipos de câncer de grande prevalência entre e população, como estômago, fígado, intestino, rim, testículo, mama, útero e ovário.

– Confira lista de medicamentos para tratamento do câncer:

Acetato de Abiraterona
Anastrozol
Bicalutamida
Bussulfano
Capecitabina
Ciclofosfamida
Clorambucila
Dasatinibe
Dietiletilbestrol
Cloridrato de Erlotinibe
Etoposídeo
Everolimus
Exemestano
Fludarabina
Flutamida
Gefitinibe
Hidroxiuréia
Imatinibe
Ditosilato de Lapatinibe
Letrozol
Acetato de Megestrol
Melfalano
Mercaptopurina
Metotrexato
Mitotano
Nilotinibe
Pazopanibe
Sorafenibe
Malato de Sunitinibe
Citrato de Tamoxifeno
Tegafur – Uracil
Temozolamida
Tioguanina
Cloridrato de Topotecana
Tretinoína (ATRA)
Vemurafenibe
Vinorelbina

Doenças genéticas

A partir de 22 critérios definidos pela ANS, será possível o uso adequado de tecnologias no rastreamento e tratamento de 29 doenças genéticas. Um exemplo de exame genético que passa a ter cobertura obrigatória é o gene BRCA1/BRCA2, para detecção de câncer de mama e ovário hereditários. Outros destaques entre as novas diretrizes são: exame para a detecção da síndrome de Lynch (câncer colorretal não poliposo hereditário); de hemofilia A e B; e de doenças relacionadas ao gene FMR1, como a Síndrome do X Frágil, Síndrome de Ataxia/Tremor Associados ao X Frágil e Falência Ovariana Prematura.

Inclusão de exames e cirurgias

Entre os destaques das novas regras estão 28 cirurgias por videolaparoscopia (procedimentos menos invasivos que reduzem os riscos para o paciente e o tempo de internação). No caso de tratamentos odontológicos, foram incluídos itens como os enxertos periodontais, teste de identificação da acidez da saliva e a tunelização (cirurgia de gengiva destinada a facilitar a higienização dentária).

A revisão do rol de procedimentos e eventos em saúde foi realizada a partir de consulta pública realizada entre junho e agosto deste ano e que recebeu 7.340 contribuições – o maior número entre as 53 consultas públicas já realizadas pela ANS. Das contribuições, 50% foi de consumidores, 16% por representantes de operadoras de planos de saúde, e 16% por prestadores de serviços de saúde e gestores em saúde.


Leia também