Geral
|
29 de novembro de 2011
|
11:52

Três em cada dez mulheres da América Latina não têm renda própria

Por
Sul 21
[email protected]
Relatório da Cepal foi divulgado por Alicia Bárcena| Foto: FriendsofEurope/Flickr

Da Redação

Três em cada dez mulheres da América Latina não recebem nenhum tipo de renda, o que significa que dependem de outras pessoas para subsistir. Este dado foi revelado em levantamento da Cepal (Econômica para a América Latina e o Caribe) divulgado nesta segunda-feira (28). Segundo o mesmo estudo, apenas um em cada dez homens se encontra nessa mesma situação.

Os dados foram informados por Alicia Bárcena, secretária executiva da Cepal, cuja sede em Santiago promove nesta semana a 46ª Reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional Sobre a Mulher.

A reunião faz parte do “Consenso de Brasília” que foi adotado em julho de 2010 e considera oito grandes desafios para a ação, entre elas conquistar uma maior autonomia econômica para as mulheres.

A dependência econômica feminina “é pior em caso de separações ou de viuvez”, destacou Alicia diante de ministras e autoridades de organismos vinculados à igualdade de 19 países da América Latina e do Caribe.

No caso das áreas urbanas da América Latina, a porcentagem de mulheres sem renda própria, ou seja, sem nenhum tipo de salário, subsídio ou pensão, está em 31,6%, enquanto a proporção de homens chega a somente 10,6%.

Entre os dados positivos está a alta da taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho desde 1990.

Com informações da Efe


Leia também