Geral
|
22 de outubro de 2011
|
12:45

Mulheres promovem conferência para discutir políticas públicas

Por
Sul 21
[email protected]
Mulheres promovem conferência para discutir políticas públicas
Mulheres promovem conferência para discutir políticas públicas
Homenageada da Conferência, a socióloga e militante feminista Enid Backes | Ramiro Furquim/Sul21

Da Redação

Um momento de encontro e diálogo entre a sociedade civil, o poder público e as mulheres gaúchas. Com esse objetivo a IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres vai abordar a autonomia e igualdade das mulheres para o fortalecimento das políticas públicas. As atividades ocorrem até domingo (23) no Hotel Continental, em Porto Alegre.

A solenidade de abertura contou com a participação da homenageada desta edição, a socióloga e militante feminista Enid Backes. “O Rio Grande do Sul é um estado que se diz altamente politizado, no entanto, a mulher ainda é vista somente como uma prenda, como um mero objeto. Esta é uma cultura totalmente enraizada no nosso estado e o caminho ainda será longo para garantirmos uma mudança efetiva”, avaliou Enid.

Organizada pela secretaria estadual de Políticas para as Mulheres, a conferência vai debater por três dias as principais agendas das mulheres: enfrentamento das formas de violência; autonomia econômica no mundo do trabalho; direitos sexuais e reprodutivos; participação nos espaços de poder e decisão e fortalecimento da gestão de políticas públicas. As conferências preparatórias mobilizaram 12 mil gaúchas na avaliação, proposição e discussão das políticas de gênero no Estado.

A secretária de Políticas para as Mulheres do RS, Márcia Santana, ressaltou que o trabalho da conferência consistirá na elaboração de diretrizes para revisão do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. “Avançamos timidamente nas questões que envolvem o direitos das mulheres. Precisamos fortalecer as políticas públicas já que a vida das mulheres somente será plena quando forem superadas as desigualdades e nós tivermos autonomia”, afirmou.

A solenidade de abertura reuniu autoridades locais e nacionais, entre elas o governador Tarso Genro, a ministra de Direitos Humanos ,Maria do Rosário, a ministra de Políticas para as Mulheres, Iryni Lopes e o Presidente da Assembléia Legislativa, Adão Villaverde


Leia também