Educação
|
26 de março de 2023
|
15:16

Estudantes do IFRS conquistam prêmios em feira de ciências e engenharia

Por
Sul 21
[email protected]
Amanda Machado no laboratório | Foto: Divulgação/IFRS
Amanda Machado no laboratório | Foto: Divulgação/IFRS

Quatro projetos de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistaram prêmios na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorreu entre os dias 20 a 24 de março, no Inova USP, em São Paulo/SP. Os projetos premiados desenvolveram inovações no campo da sustentabilidade.

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Febrace é a maior mostra brasileira de projetos científicos em abrangência e visibilidade. Além de mostra, promove ações com o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Este é a décima vez que estudantes do IFRS participam e são premiados. Um dos projetos premiados foi elaborado pela estudante Amanda Ribeiro Machado, orientada pela professora Flávia Twardowski, do Campus Osório. O projeto intitulado Biogrape estudou o potencial da celulose bacteriana de vinho na inovação para tratamento de efluentes têxteis. Ela conquistou o o primeiro lugar no prêmio Ashland – Student Silver Award, o segundo lugar na categoria Ciências Agrárias da Febrace e o terceiro lugar no Prêmio de Inovação ASV. Além disso, conquistou uma credencial para participar da Global Environmental Issues (Genius Olympiad) que trata de questões ambientais globais, marcada para junho, nos EUA.

Amanda desenvolveu um material alternativo e sustentável capaz de remover os corantes utilizados pelas indústrias têxteis da água. Esse material, a celulose bacteriana, foi desenvolvido através de processo fermentativo com os resíduos da produção de vinho. Assim, o projeto desenvolveu uma alternativa capaz de tratar os efluentes têxteis utilizando a celulose bacteriana do vinho, de maneira sustentável e ecológica. Dessa forma foi possível dar um fim nobre à quantidade de resíduos gerados após a produção de vinhos e fornecer uma alternativa ao tratamento aos efluentes gerados pelas indústrias têxteis.

Com o projeto Eco-socius: jogo educativo sobre a economia circular, a estudante Victórya Leal Altmayer Silva, orientada pela professora Flávia Twardowski, do Campus Osório, ganhou o segundo lugar na categoria em Ciências Humanas da Febrace e a menção honrosa do Prêmio Por um Mundo sem lixo do projeto Movimento Circular.

O jogo didático-pedagógico tem o objetivo de ser um instrumento de aprendizagem e transformação social dentro e fora da sala de aula a partir do aprendizado e compartilhamento de conhecimentos sobre a sustentabilidade de modo lúdico e divertido.

O projeto Sustainpads: da concepção ao público, das estudantes Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos, orientadas pela professora Flávia Twardowski, do Campus Osório, ganhou o segundo lugar em Ciências Exatas e da Terra.

O projeto resultou no desenvolvimento de absorventes ecológicos e acessíveis, os SustainPads, com o objetivo de combinar os esforços para o enfrentamento da pobreza menstrual e dos impactos ambientais causados pela utilização de absorventes higiênicos convencionais.

Por fim, o projeto Reciclagem ecoeficiente do vidro na produção de blocos cerâmicos: uma solução para diminuição do lixo ambiental, da estudante Victoria Zimmer Gomes, orientada pela professora Cínthia Gabriely Zimmer, do Campus Feliz, conquistou o quarto lugar na categoria Engenharias.

O projeto teve por objetivo investigar uma forma de reduzir a poluição do meio ambiente causada pelo descarte inadequado do resíduo de vidro, visando alguma aplicação industrial.

 

Victória e Cinthia | Foto: Divulgação/IFRS

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora