Educação
|
26 de outubro de 2021
|
15:34

Comitê Covid divulga novas orientações para retorno das aulas presencias na UFRGS

Por
Luciano Velleda
[email protected]
Cada Unidade Acadêmica da UFRGS vai elaborar seu plano de retorno. Foto: Luiza Castro/Sul21
Cada Unidade Acadêmica da UFRGS vai elaborar seu plano de retorno. Foto: Luiza Castro/Sul21

O Comitê Covid da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresentou as novas orientações para o retorno gradual das aulas presenciais na instituição. A medida é mais um passo para a volta das atividades presenciais na UFRGS, que deve se consolidar no início do primeiro semestre de 2022, prevista para 17 de janeiro.

O documento, apresentado nesta terça-feira (26), estabelece as diretrizes com os subsídios necessários para que os gestores das Unidades Acadêmicas elaborem seus planos de retorno. Até o final desta semana, o Gabinete do Reitor editará nova portaria com as regras do funcionamento das atividades da universidade no contexto da pandemia do novo coronavírus. 

“O retorno presencial restrito contempla o Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, a Pesquisa e a Extensão no que se refere às atividades práticas e àquelas que não poderão ocorrer por meio remoto, as aulas práticas em laboratórios, atividades de campo, trabalhos de conclusão de curso em todos os níveis que necessitem atividades presenciais, estágios, funções administrativas e técnicas necessárias para garantir estas atividades e funções essenciais”, explica o Comitê Covid.

Em suas diretrizes, o grupo afirma que o modelo de retorno presencial restrito deve ser avaliado permanentemente, de modo a permitir a sua ampliação quando possível, “na direção do retorno pleno presencial das atividades na UFRGS”. Como mostrado em reportagem do Sul21, o retorno às atividades presenciais, em janeiro de 2022, deverá acontecer de forma gradual, seguindo critérios sanitários, acadêmicos e requisitos administrativos e técnicos.

A exigência do passaporte vacinal é uma das orientações gerais para o retorno às aulas presenciais, além do uso dos diferentes tipos de máscara, higienização das mãos, distanciamento, ventilação natural dos espaços fechados, uso preferencial de escadas e prioridade para o trabalho remoto de servidores e alunos do grupo de risco.

O documento do Comitê Covid estabelece uma série de orientações específicas para o monitoramento e controle de possíveis casos de contaminação, limpeza dos ambientes de trabalho e das áreas de convivência, assim como orientações para saídas de campo e atividades externas.

Há ainda a recomendação para que todos os trabalhadores e alunos da UFRGS assinem um termo de responsabilidade se comprometendo a cumprir as regras estabelecidas. “É de suma importância que toda a comunidade interna da UFRGS esteja ciente, consciente e bem engajada nas ações e rotinas para evitar a propagação do vírus causador da COVID-19. A proteção ao vírus depende do esforço e comprometimento de todos”, conclui o Comitê em suas orientações finais. 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora