Economia
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15 de agosto de 2022
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18:57

Porto Alegre inicia agendamento online para atualização do CadÚnico nesta terça (16)

Por
Sul 21
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Desde o anúncio do aumento do valor do Auxílio Brasil, as filas para atualização ou realização do CadÚnico se intensificaram. Foto: Luiza Castro/Sul21
Desde o anúncio do aumento do valor do Auxílio Brasil, as filas para atualização ou realização do CadÚnico se intensificaram. Foto: Luiza Castro/Sul21

Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), a partir desta terça-feira (16) estará disponível o agendamento online para os atendimentos sobre o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) na Capital. O serviço vale somente para atendimentos realizados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), na avenida João Pessoa, 1.105 e pode ser feito por meio do site 156web e do portal Acesso POA.

A possibilidade foi disponibilizada para agilizar o atendimento e evitar filas na SMDS, que realiza outros serviços além da atualização do Cadastro. Anteriormente, a faixa de horários já havia sido ampliada. O principal motivo para a procura do serviço é para os beneficiários de programas sociais, que precisam atualizar seus dados a cada dois anos, já que o CadÚnico permite ao governo mapear famílias de baixa renda no Brasil, sendo operacionalizado e atualizado pelas prefeituras.

No dia 13 de julho, a Câmara de Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que instituiu estado de emergência no país até o fim do ano e permitiu a ampliação da assistência social à população. Com a PEC, o Auxílio Brasil passou de R$ 400 a R$ 600, a partir de agosto. O aumento levou mais pessoas às filas. Segundo a FASC, em Porto Alegre, das 127 mil famílias cadastradas, metade precisa regularizar a situação cadastral.

Para conferir a situação cadastral, atualizar dados e efetuar novos cadastros, as famílias devem comparecer aos locais de atendimento com os documentos originais de todo o núcleo familiar: CPF ou título de eleitor do responsável maior de 16 anos, RG, carteira de trabalho, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, comprovante de residência e comprovante escolar.

Locais de atendimento:

  • De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30:
    • Subprefeitura região Cristal – Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza
    • Subprefeitura região Extremo Sul: Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo
    • Subprefeitura região Restinga: Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50
    • Subprefeitura região Partenon: Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho)
    • Subprefeitura região Leste: Rua São Felipe, 144 – Bom Jesus
    • Subprefeitura região Norte: Rua Afonso Paulo Feijó, nº 220, Sarandi
  • Unidade de Atendimento das 8h às 19h:
    • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): Av. João Pessoa, 1105
  • Unidade das 8h às 17h:
    • Vida Centro Humanístico: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi
    • Sine Municipal: Avenida Sepúlveda esquina com Mauá – Centro Histórico
  • Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): atendem famílias já acompanhadas pelas equipes e grupos prioritários: Idosos, Gestantes, PCDs.

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