Cultura
|
25 de junho de 2024
|
15:16

Arraial do Quintana: Festa junina marca retomada gradual na Casa de Cultura

Por
Sul 21
[email protected]
Arraial do Quintana de 2023. Foto: Divulgação/Sedac
Arraial do Quintana de 2023. Foto: Divulgação/Sedac

Mesmo com o prédio ainda em processo de recuperação depois da enchente de maio, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove, no próximo sábado (29), o Arraial do Quintana. A comemoração acontece na Travessa dos Cataventos, onde uma infraestrutura externa será montada para receber o público a partir das 14h.

Um dos objetivos do evento é contribuir com os estabelecimentos comerciais instalados na Casa e impactados pelas chuvas que causaram destruição em Porto Alegre. Os bares Térreo e Lola e o Café Luciamaria venderão comidas e bebidas típicas de festa junina. A loja Andaime e a Livraria Taverna também marcarão presença. Além disso, como no ano passado, crianças e adultos poderão participar de brincadeiras tradicionais da data, como pescaria, argola na garrafa, boca do palhaço e correio elegante. Os tíquetes são gratuitos, e as crianças receberão um brinde ao completar uma cartela com três brincadeiras.

O Arraial também contará com diversas atrações culturais. O projeto Fábrica de Gaiteiros abre a festa, às 14h. Em seguida, às 15h, Rosane Castro e Marco Araújo contam a história infantil musicada “Era uma vez, conte até três”, para abrir as portas da imaginação sobre a cultura brasileira, seu folclore e seus personagens. Às 16h, a banda Teo & os Camaleões passa a animar a Travessa dos Cataventos com muita música. Em caso de chuva, o evento será transferido para 13 de julho.

Germana Konrath, diretora da CCMQ e de Artes e Economia Criativa da Sedac, afirma que o intuito é que a Casa siga viva, enquanto espaço coletivo, público, da cultura, mesmo que ainda seja um evento externo. “A ideia é sinalizar para essa abertura gradual que estamos buscando viabilizar, a fim de manter a cadeia da cultura em movimento, tanto para os produtores, artistas, agentes e técnicos, quanto para a população. E, neste momento, nosso foco é também apoiar os espaços comerciais da Casa que foram diretamente atingidos pela enchente e que estarão presentes com seus produtos à venda no sábado.”

A CCMQ foi umas das instituições culturais do Estado diretamente afetada pela enchente de maio. A água do Guaíba tomou parte da Casa, atingido salas de cinema, rede elétrica, mobiliário e impactando os espaços comerciais que funcionam no prédio. No início de junho, o governo do Estado e o Banrisul anunciaram um aporte de R$ 25 milhões para o setor cultural afetado pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Entre as instituições contempladas está a Casa de Cultura Mario Quintana. Parte dos recursos se destina à recuperação da Casa.

Segundo a Sedac, a CCMQ e a Cinemateca Paulo Amorim contarão com recuperação física das áreas deterioradas (rede elétrica e hidrossanitária, rebocos, pintura, pisos, revestimentos, esquadrias, revisão das subestações elétricas etc.); recuperação física das três salas de cinema e da bilheteria da cinemateca (substituição de 260 poltronas, carpetes, revestimento de parede, revisão elétrica e substituição de maquinário de climatização) e aquisição de equipamentos (motobombas, cabeamento etc.) e mobiliário para as áreas de recepção.

A diretora da CCMQ estima que a Casa possa retomar suas atividades plenamente no mês de agosto.


Leia também