Cultura
|
17 de junho de 2024
|
11:56

1ª edição do Festival Balbúrdia Dissonante acontece dia 23 de junho em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
1ª edição do Festival Balbúrdia Dissonante acontece dia 23 de junho em Porto Alegre
1ª edição do Festival Balbúrdia Dissonante acontece dia 23 de junho em Porto Alegre

A primeira edição do Festival Balbúrdia Dissonante acontece no dia 23 de junho, um domingo, no Gal Bar e Arte (R. João Alfredo, 425 – Cidade Baixa), em Porto Alegre, a partir das 18h. O evento, que será aberto ao público, conta com a apresentação das bandas Frau, Cabala, Fúlsia e Emo Morales

O Balbúrdia de junho, para além de celebrar a sua primeira edição, será um espaço de comemoração de aniversário da vocalista da Frau, Joana Berwanger, e do baterista da Cabala, Helio Cordeiro, que completam 28 e 49 anos, respectivamente. Celebraremos a vida e a contracultura underground! 

Apesar da entrada ser franca, os organizadores do festival convidam todos a levarem doações, como roupas, alimentos não-perecíveis e itens de higiene, que serão destinadas às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Haverá um ponto de coleta identificado dentro do bar. 

O Festival

Segundo os organizadores do evento, o Balbúrdia Dissonante surge tanto por vontade quanto por necessidade, em uma cidade que fecha portas e constrói pórticos. “Dominada pela especulação imobiliária e sufocada pelo elitismo cultural, Porto Alegre resiste pela ação coletiva, e o Balbúrdia Dissonante é uma iniciativa de contracultura underground, se propondo a ser palco para bandas autorais, sejam elas de Porto Alegre, da Região Metropolitana ou de qualquer outro canto do mundo”, afirmam. 

O conceito do nome demarca a opção do Festival em destacar os aspectos do DIY punk e o desapego a padrões e normas. Assim, de Balbúrdia: desordem, algazarra, tumulto; e Dissonante: desarmônico, discordante; o festival se alimenta e retroalimenta.

Bandas da edição

Frau O estilo de som da Frau definitivamente não pode ser encaixado em um nicho só. A alma mater tem raízes no punk, mas também flutua em influências e preferências individuais dos integrantes, como hardcore, emo, post-hc e nu metal. O repertório é composto quase que inteiramente de músicas autorais, afinal, nas palavras de Matheus (guitarrista), “a gente não sabe tocar música dos outros”.

As faixas apresentam uma versatilidade de estilos entre os caminhos flutuáveis na música punk, com melodias que vão desde BPMs acelerados até ritmos mais cadenciados e refrões mais grudentos. Atualmente, a banda de Porto Alegre é formada por Matheus Leal (guitarra e segundas vozes), Joana Berwanger (vocal), Nicolas Trevisan (baixo) e Julio Fernández (bateria). 

Cabala – Banda brasileira, autoral e independente, mistura rock com variados gêneros musicais. Formada em 3 de julho de 1998 em Porto Alegre, é integrada por Miro Junior (voz), Alemão Ribeiro (baixo), Jimi Barba (guitarra/vocal) e Helio Cordeiro (bateria/percussão). 

A obra do grupo é constituída por um álbum, “Alegria do Ensaio” (2006), três EPs, onze singles, seis videoclipes e participação em três coletâneas: “Safra 2001” (Ipanema FM), “Conexão RS” (Pop Rock FM (2003)) e “Good Music Rock Festival 2ª edição” (2005). Em 2023, a Cabala completou 25 anos de carreira e cumpriu ampla agenda de eventos e lançamentos inéditos nas plataformas, o mais recente é o single com videoclipe da faixa “Selvageria”.

Fúlsia A Fúlsia é uma banda independente da cidade de Alvorada (RS), que tem suas raízes no rock, mas sente a falta de mais diversidade, tanto nas músicas nacionais, quanto nas internacionais desse estilo. O ideal da Fúlsia é justamente mudar essa realidade: em um mundo que existe cada vez mais diversidade e pessoas com gostos musicais ecléticos, para a Fúlsia não faria sentido tocar apenas o mesmo rock de sempre. 

A banda mistura um pouco de tudo: samba, ska, metal, reggae, jazz, blues e o que mais aparecer pela frente, sempre mostrando sua brasilidade com composições em português. Sua formação conta com Thai Serrão (baixo), Paula Rey (bateria), Arão Rozuary (guitarra) e Eluet (vocal).

Emo Morales – A Emo Morales é uma banda de MPB (Música Punk Brasileira) de Porto Alegre, formada por três punks orgulhosos da cultura sudamericana. Renato Judz (guitarra e voz), Ed Da Camino (baixo e voz) e Diego Colvin (bateria) fazem versões hardcore de canções que retratam a diversidade brasileira. O repertório inclui Belchior, Elis Regina, Chico Buarque, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e muito mais.


Leia também