Cultura
|
10 de novembro de 2023
|
16:30

Na Semana da Consciência Negra, CineBancários apresenta ‘Diálogos com Ruth de Souza’

Por
Sul 21
[email protected]
Ruth de Souza tem mais de 70 anos de carreira. Foto: Divulgação/CineBancários
Ruth de Souza tem mais de 70 anos de carreira. Foto: Divulgação/CineBancários

O CineBancários apresenta com exclusividade o filme “Diálogos com Ruth de Souza”. A obra será exibida a partir da próxima quinta-feira (16), na sessão das 19h. A programação integra uma série de atividades do SindBancários alusivas ao mês da Consciência Negra. O filme deve estrear no resto do País somente em 2024.

Dirigido por Juliana Vicente, o documentário é uma celebração à vida de Ruth de Souza, pioneira entre atrizes negras em palcos, televisões e cinema no Brasil. O documentário traz dois lados: um teatral, livremente reminiscente de filmes norte-americanos dos anos 1950 e 1960 que exploram grandes contos e estórias, como se o filme fosse uma ode à cultura teatral brasileira e à carreira teatral de Ruth. O segundo lado é documental, com relatos retirados de entrevistas de pessoas ligadas à Ruth ,como Grande Otelo, e entrevistas da atriz já idosa.

Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisões e cinema no Brasil. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. Aos 95 anos, ultrapassando os 70 de carreira, em meio a reflexões e memórias, nasce o diálogo entre duas gerações de artistas negras, Ruth e a diretora.

Vai e Vem

Dirigido por Chica Barbosa e Fernanda Pessoa, Vai e Vem é outra estreia do CineBancários. O filme aborda a sororidade no mundo de hoje. A brasileira Fernanda e a mexicana Chica, que mora em Los Angeles, são amigas. Em 2020, elas começaram a estabelecer um diálogo sobre a situação do mundo naquele momento, sobre os países onde moravam, percebendo as semelhanças dos governos negligentes com a situação da saúde pública, entre outras coisas. O documentário experimental nasce dessa discussão, da vontade de documentar e compreender o mundo em que viviam naquela época.

“O filme surge de uma necessidade real de nos comunicarmos, e da percepção de que ligações por vídeo e mensagens de voz no WhatsApp não eram suficientes para dar conta dessa realidade. Eu queria que ela tivesse um pouco da sensação do que era estar no Brasil naquele momento – os panelaços diários, a obsessão com as notícias, a cidade que deveria estar vazia, mas na verdade nunca ficou, os trabalhadores que não tiveram a chance de parar porque o capital, os empreendimentos imobiliários nunca param por aqui. Por outro lado, queria entender como a Chica estava vivendo esse momento lá, recém-chegada aos Estados Unidos de Trump”, conta Fernanda, que mora em São Paulo.

Em Cartaz

Tia Virgínia
Brasil/Drama/2022/98min
Direção: Fábio Meira

Sinopse: Tia Virginia conta a história de uma mulher (interpretada por Vera Holtz) de 70 anos que não tem nenhum filho e nunca se casou, e acaba sendo convencida pelas irmãs, Vanda e Valquíria, a se mudar para outra cidade a fim de cuidar dos pais. Se passando em apenas um dia, o filme acompanha a preparação de Virginia para receber as irmãs que estão vindo até sua casa para celebrar o Natal.

Elenco: Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Vera Valdez, Antonio Pitanga, Daniela Fontan, Iuri Saraiva e Amanda Lyra.

Horários de 16 a 22 de novembro (não há sessões nas segundas-feiras):
15h: Tia Virgínia
17h: Vai e Vem
19h: Diálogos com Ruth de Souza

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.


Leia também